Sobre o queer podemos pesquisar em currículo e educação?

Notas sobre expansões, obstáculos e imaginações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.1.18178

Palavras-chave:

Queer, Currículo, Educação, Pesquisa

Resumo

Esse artigo pensa e discute as expansões, os obstáculos e as imaginações da teoria queer no presente para problematizar sobre o que podemos pesquisar em currículo e educação no Brasil. Consideramos que o queer, como analítica da normalização, seja uma ferramenta de que não podemos abrir mão para pensar os efeitos das normas nas vidas de muitas pessoas que demandam ainda mais expansões em territórios, sejam físicos e/ou conceituais; defendemos que há, ainda, obstáculos em pesquisar algumas temáticas queer desde a educação e o currículo, porque algumas áreas são legitimadas para tal; concordamos que há imaginações porvir que tensionem, ampliem e possam nos fazer pensar o mundo para além das normas e que se fabule a existência em seu sentido amplo.

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Biografia do Autor

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto. Doutorado em Educação (UFMG).

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado. Doutorado em Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado (UB-Espanha).

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Doutorado em Educação (UFSCAR). Pós-doutorado (UFJF).

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Titular do Instituto de Educação e professora do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências. Doutorado em Ciências Biológicas (UFRGS). Pós-doutorado (ESEC-Portugal).

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Publicado

01/08/2023

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. de; FERRARI, A.; SOUZA, M. L. de; RIBEIRO, P. R. C. Sobre o queer podemos pesquisar em currículo e educação? : Notas sobre expansões, obstáculos e imaginações. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.1, p. e023011, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.1.18178. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18178. Acesso em: 27 abr. 2024.