Affectivity and teaching practice knowledge
An analysis of theses and disertations
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.17463Keywords:
Education, Teacehr education, Systematic reviewAbstract
This paper was prepared in the form of a systematic review, producing a State of Knowledge regarding the relationship between affectivity and knowledge of teaching practice, referring to the period from 2014 to 2018. It is a survey of theses and dissertations in which they were inventoried five (5) dissertations and two (2) theses. In the end, we verified the need for teacher training processes to be developed from a close relationship between the training institution and basic education; and that education does not take place in the affectivity-cognition fragmentation, it is also necessary to provide conditions for the development of affections.
Downloads
References
COITÉ, S. L. S. A dimensão axiológica na formação inicial do professor. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2405. Acesso em: 11 jun. 2022.
DAMIAN, G. J. D. Significados e sentidos da prática escolar atribuídos por alunos concluintes da licenciatura em Matemática no Brasil e na Colômbia. 2017. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2017.
FIORENTINI, D. et al. O professor que ensina matemática como campo de estudo: Concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: Período 2001-2012. São Paulo: FE/UNICAMP, 2016.
FORTUNATO, I.; SCHWARTZ, G. Cinema, Psicologia Positiva e Resiliência: Uma revisão sistemática. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 8, n. 2, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/6859. Acesso em: 14 out. 2022.
LEITE, A. S. A Formação Inicial do Professor de Matemática: Saberes docentes e a afetividade dos alunos em estágio supervisionado. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.
LEITE, S. A. S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751440006.pdf. Acesso em: 18 jul. 2022.
LEITE, S. A.; TAGLIAFERRO, A. R. A afetividade na sala de aula: Um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 247-260, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/g5mCH3rbzBV4r56Mbwv8pWg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2022.
MONTEIRO, L. Saberes docentes, afetividade e formação inicial: Um elo possível para educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12388. Acesso em: 10 set. 2022.
MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I. Dipendenze di affettività: Uno sguardo alla prospettiva di filosofia, psicologia e pratica didattica. Quaderni del Dipartimento Jonico, n. 384, 2020.
MORIN, E. O Método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2002.
ROCHA, L. K. T. A. Investigação de uma disciplina experimental optativa no contexto do PIBID-UFG: Uma leitura a partir das relações socioafetivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, 2015. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6752. Acesso em: 09 jul. 2022.
ROMANOVSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 02 set. 2022.
SILVA, M. C. M. Processo Identitário e Saberes Docentes: Um Estudo a Partir da Prática de Ensino no Estágio do Curso de Pedagogia da UFRN. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20724. Acesso em: 15 jul. 2022.
SOLIGO, A. Prefácio. In: LEITE, S. A. S. Afetividade: As marcas do professor inesquecível. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2018.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. Campinas: 23a ANPED, p 1-17, 2000.
TEMPESTA, A. M. O Museu Dinâmico da Universidade Estadual de Maringá: Contribuições para a Formação Inicial em Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, 2016. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4477. Acesso em: 22 fev. 2022.
VENÂNCIO, M. M. R. Humanização e Docência Crítica: A Arte como Mediação na Formação Inicial de Professores. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/15728. Acesso em: 05 jul. 2022.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.