Afetividade e os saberes da prática docente

Uma análise de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.17463

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo foi elaborado na forma de uma revisão sistemática, produzindo um Estado do Conhecimento a respeito da relação entre afetividade e saberes da prática docente, referente ao período de 2014 a 2018. Trata-se de um levantamento de teses e dissertações no qual foram inventariados cinco (5) dissertações e duas (2) teses. Ao final, verificamos a necessidade dos processos de formação docente serem desenvolvidos a partir de uma relação próxima entre instituição formadora e educação básica; e que a educação não se dá na fragmentação afetividade-cognição, sendo necessário também dar condições para o desenvolvimento dos afetos.

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Biografia do Autor

Luana Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro – SP – Brasil

Doutoranda em Educação.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutorado em Geografia (UNESP).

Maria do Rosário Silveira Porto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Professora aposentada da Faculdade de Educação. Doutora em Educação (USP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

MONTEIRO, L.; FORTUNATO, I.; PORTO, M. do R. S. Afetividade e os saberes da prática docente: Uma análise de teses e dissertações. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.17463. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17463. Acesso em: 20 abr. 2024.