Recreação e Psicologia Positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11253

Palavras-chave:

Brincadeira, Lazer, Recreação, Psicologia positiva.

Resumo

Este ensaio busca apresentar possíveis interfaces entre a recreação e a Psicologia Positiva, a partir da análise de um relato de experiência. Trata-se da análise das atividades desenvolvidas em um minicurso conduzido na ocasião do III Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, em setembro de 2017. Na oportunidade, um conjunto de jogos e brincadeiras foram utilizadas para apresentar uma possível relação entre a recreação e o olhar edificante da Psicologia Positiva. Ao final, espera-se que as ideias embrionárias aqui apresentadas, que permitiram realizar proveitoso minicurso, sejam adensadas em novas oportunidades de praticá-las, ao mesmo tempo em que encorajem mais pesquisas que busquem relacionar a Psicologia Positiva com a recreação.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP itapetininga; Universidade Federal de São Carlos (Ufscar - Sorocaba); Universidade Federal do ABC (UFABC);

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

FORTUNATO, I. Recreação e Psicologia Positiva: construindo interfaces a partir de um relato de experiência. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 42–51, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11253. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11253. Acesso em: 11 dez. 2024.