Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica

Autores/as

  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10955

Palabras clave:

Nativos digitais. Prática pedagógica. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Educação.

Resumen

Nosso objetivo nesse artigo é realizar uma discussão teórica e analisar alguns dados empíricos de uma pesquisa a qual relaciona os nativos digitais e a prática pedagógica em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Estudos apontam mudanças no processo educativo e nas interações sociais, mediadas pelas tecnologias, dos nativos digitais. Utilizamos apoio de estudos teóricos para fundamentar nossas discussões, apresentamos os dados coletados com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, considerados nativos digitais e relacionamos sua análise com a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica, uma vez que as TDIC estão presentes na vida social e na mediação da aprendizagem desses nativos digitais. A discussão sobre essas temáticas é fundamental para compreendermos a atual conjuntura do processo de ensinar e aprender contemporâneo.

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Biografía del autor/a

Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru

Professora do Departamento de Educação

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Publicado

01/06/2017

Cómo citar

TEZANI, T. C. R. Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 295–307, 2017. DOI: 10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10955. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10955. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Temática