Trabalho e intolerância religiosa: um estudo sobre a Problemática do preconceito contra praticantes de religiões de matriz africana no ambiente organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22iesp.1.14137

Palavras-chave:

Religiões de matriz africana, Intolerância religiosa, Grupo focal, Contexto organizacional, Psicologia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as influências e consequências da intolerância religiosa no comportamento interpessoal dentro das organizações. O estudo integra professantes de religiões africana, pertencentes de centros de religião de matriz africana na região do Médio Paraíba. Foi aplicada pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva em campo, com coletas de dados a partir de grupo focal utilizando perguntas semiestruturadas. Foram entrevistados 30 participantes divididos em três grupos de dez pessoas cada, com idade mínima de 18 e máxima de 70 anos, com diversidade de gênero, etnia e orientação sexual. A partir da análise de dados chegou-se à conclusão que a intolerância religiosa é algo latente e emergente no âmbito institucional, sendo grande potencializador de conflitos interpessoais e sofrimento psíquico do colaborador, carecendo de atenção e desenvolvimento de novas estratégias organizacionais, assim como maior integração de profissionais da psicologia para contribuir na solução e enfrentamento dessa problemática.

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Biografia do Autor

Bianca Bichuli Lopes, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa – RJ

Graduada no curso de Psicologia.

Pablo Emilio da Silva, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa – RJ

Graduado no curso de Direito.

Pedro Augusto Dinelli Cruz, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ

Docente do curso de Psicologia - UBM. Mestrado em Ciências Sociais (UFRRJ).

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Publicado

11/09/2020

Como Citar

BICHULI LOPES, B.; SILVA, P. E. da; CRUZ, P. A. D. Trabalho e intolerância religiosa: um estudo sobre a Problemática do preconceito contra praticantes de religiões de matriz africana no ambiente organizacional. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 329–346, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22iesp.1.14137. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/14137. Acesso em: 20 abr. 2024.