Educação em Sexualidade no Brasil: um tour histórico e seus importantes desdobramentos para a formação do educador e do desenvolvimento da área na educação escolar.

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11893

Mots-clés :

Educação em sexualidade, Educação escolar, Historia.

Résumé

Este artigo trata-se de um breve levantamento histórico sobre o desenvolvimento e a formação da área de estudo relacionada a sexualidade e educação sexual, hoje mais pronunciada educação em sexualidade no Brasil. A partir de um levantamento de literaturas feitas em uma disciplina na pós graduação em Educação Escolar, na qual escrevo minha tese. A intensão é retratar e descrever um pouco da história da Sexualidade na Educação, que se desenvolveu através de pesquisas que deram vozes a temas que até então não eram muito bem vistos nas academias cientificas, e até hoje sofrem com preconceitos ideológicos de certos aparatos institucionais que talvez não consideram a área se educação e sexualidade importante. Diante disto faço deste texto um documento que mostre como este tema não pode ser confundido com política, mas sim fundamentado através de pesquisas e trabalhos acadêmicos sérios, com respeito e legitimidade no desenvolvimento do conhecimento cientifico.

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Biographie de l'auteur

Diego Azevedo Godoy

Trabalha com atendimento clínico. Estuda as áreas de Educação Musical e Musicoterapia, Organizacional, Hospitalar e Clínica, sendo esta última a categoria em que também exerce profissionalmente. Mestre no ano de (2015) em Psicologia Social pela PUC-SP, junto ao núcleo de estudos e pesquisas sobre Identidade-metamorfose (NEPIM) com o Professor Dr. Antônio da Costa Ciampa. Foi professor de Psicologia da Faculdade de Americana nos anos de 2015/2016.

Références

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Publiée

01/07/2018

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AZEVEDO GODOY, D. Educação em Sexualidade no Brasil: um tour histórico e seus importantes desdobramentos para a formação do educador e do desenvolvimento da área na educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 272–288, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.11893. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11893. Acesso em: 2 juill. 2024.