Teoria marxista, teoria crítica e educação

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.12023

Mots-clés :

Teoria crítica, Educação, Theodor Adorno.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar considerações acerca da Teoria Crítica, tecendo reflexões para a educação a partir Theodor Adorno. Para tanto, a partir do levantamento bibliográfico sobre o assunto, buscou-se por meio da leitura de materiais bibliográficos exposições de diferentes autores/as acerca do tema. Assim, são abordados alguns conceitos referentes à Teoria Marxista, a qual influenciou a elaboração da Teoria Crítica, partindo das considerações de autores como Pedro Demo e Augusto Triviños. Ademais, neste artigo, apresenta-se um histórico quanto à Teoria Crítica, de forma sucinta. Por fim, são apresentadas as ideias trazidas por Theodor Adorno, um dos expoentes da Teoria Crítica em relação à educação, suscitando algumas discussões para o campo educacional.

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Biographie de l'auteur

Jessica Sampaio Fiorini, Secretaria Municipal de Educação – (SME), Marília – São Paulo

Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara. Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília (2016). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (2012). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sexualidade, educação sexual, escola.

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Publiée

01/07/2018

Comment citer

FIORINI, J. S. Teoria marxista, teoria crítica e educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 196–211, 2018. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.12023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12023. Acesso em: 23 nov. 2024.