O que esperam de nós? Das expectativas indivudualizantes às práticas ético-políticas em psicologia escolar e educacional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12048

Mots-clés :

Psicologia escolar e educacional, Intervenção socioeducacional, Bons encontros.

Résumé

O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma experiência prática em Estágio Básico, vinculada ao componente curricular “Planejamento e Intervenções Socioeducacionais”, em um curso de Psicologia. A intervenção, resultado do estudo teórico e metodológico sobre a produção de “bons encontros” (NOVIKOFF; CAVALCANTI, 2015) no que se refere à percepção do Eu e do Outro, ocorreu favorecendo os processos comunicacionais e de autopercepção em um grupo do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Discutimos neste artigo as expectitivas do trabalho dos psicólogos nas escolas, comumente associado a uma cultura institucional individualizadora, e os desafios da instauração de uma modalidade de atuação profissional tramada por princípios ético-estético-político. Concluímos que o que se espera dos psicólogos na escola é a (re)produção de intervenções clínico-terapêutucas, voltadas para o ajuste, adaptação e normatização das crianças e seus processos de aprendizagem.

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Bibliographies de l'auteur

Rogério Machado Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino/MEN, no Centro de Ciências da Educação/CED, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura). Mestre e Doutor em Educação. Integrante do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências - NUVIC/CED/UFSC. Pesquisador Associado ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Principais temas e áreas de interesse: Corpo. Gênero. Sexualidade. Violências. Infância. Ética. Cuidado de si. Filosofia da Diferença/Esquizoanálise. Cartografia/pesquisa. Psicologia Escolar e Educacional.

Camila Rodrigues de Moraes Camargo, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça – SC

Departamento de Psicologia. Estagiária de Psicologia.

Luis Fernando Andrade, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça – SC – Brasil

Departamento de Psicologia. Estagiário de Psicologia.

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Publiée

01/02/2019

Comment citer

ROSA, R. M.; CAMARGO, C. R. de M.; ANDRADE, L. F. O que esperam de nós? Das expectativas indivudualizantes às práticas ético-políticas em psicologia escolar e educacional. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 135–147, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12048. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12048. Acesso em: 22 nov. 2024.