Oficinas de identidade na adolescência: as relações entre identidade psicossocial e inserção social pela via da educação
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12096Mots-clés :
Educação, Universidade, Identidade, Inserção e ascensão social.Résumé
Trata-se de um trabalho a respeito do impacto sobre a identidade do aluno adolescente dos estados de incerteza instalados neste momento de vida que remetem a uma série de determinantes sociais, mas com interesse especial no processo de inserção e ascensão social através da educação. Ele foca uma experiência denominada Oficinas de identidade na adolescência, realizada através de grupos de discussão conduzidos por estagiário de psicologia. Os resultados apontam para o desejo do adolescente em subir na vida, suas perspectivas sobre mercado de trabalho, as relações entre trabalho e estudo e a necessidade independência financeira. As conclusões se concentram em torno das diferentes funções que o ensino formal assume para diferentes contextos, e no papel da educação na construção de identidades.Téléchargements
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