Oficinas de identidade na adolescência: as relações entre identidade psicossocial e inserção social pela via da educação

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i1.12096

Mots-clés :

Educação, Universidade, Identidade, Inserção e ascensão social.

Résumé

Trata-se de um trabalho a respeito do impacto sobre a identidade do aluno adolescente dos estados de incerteza instalados neste momento de vida que remetem a uma série de determinantes sociais, mas com interesse especial no processo de inserção e ascensão social através da educação. Ele foca uma experiência denominada Oficinas de identidade na adolescência, realizada através de grupos de discussão conduzidos por estagiário de psicologia. Os resultados apontam para o desejo do adolescente em subir na vida, suas perspectivas sobre mercado de trabalho, as relações entre trabalho e estudo e a necessidade independência financeira. As conclusões se concentram em torno das diferentes funções que o ensino formal assume para diferentes contextos, e no papel da educação na construção de identidades.

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Biographie de l'auteur

Jaisso Vautero, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Psicólogo da Universidade Federal de Santa Maria – (UFSM). Mestre em Psicologia e Doutorando em Psicologia aplicada pela Universidade do Minho.

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Publiée

01/02/2019

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VAUTERO, J. Oficinas de identidade na adolescência: as relações entre identidade psicossocial e inserção social pela via da educação. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 1, p. 62–77, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i1.12096. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12096. Acesso em: 27 nov. 2024.

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