O uso do livro didático

Significações docentes

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DOI :

https://doi.org/10.30715/doxa.v24i00.17500

Mots-clés :

Livro didático, Compreensão, Professor

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar as significações geradas pelos docentes em relação ao material didático de ciências, organizado pela rede escolar SESI-SP, por meio da metodologia dos Núcleos de Significação. Através do estudo das significações, foi possível conhecer aspectos importantes dos professores das escolas SESI-SP, de sua proposta educacional e, sobretudo, do material didático. Os sujeitos desta pesquisa responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. A partir das respostas obtidas e da análise dos dados, foram efetuadas as tabulações das questões fechadas e elaboração de núcleos de significação das questões abertas, visando uma boa compreensão e enriquecimento das questões trazidas pela literatura. Os resultados sugerem que a rede SESI-SP deve propiciar momentos de interação entre alunos e professores por meio das atividades propostas pelo material didático de ciências, com a utilização de recursos tecnológicos em um ambiente colaborativo.

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Biographie de l'auteur

Laôr Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

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Publiée

25/05/2023

Comment citer

OLIVEIRA, L. F. de. O uso do livro didático: Significações docentes. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24i00.17500. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17500. Acesso em: 21 nov. 2024.