Uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais em neurociências e educação inclusiva
Desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente
DOI :
https://doi.org/10.30715/doxa.v25i00.19071Mots-clés :
Desenvolvimento Profissional Docente, Tecnologias Digitais, Neurociências, Educação InclusivaRésumé
O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta formativa mediada por tecnologias digitais com foco na interseção das neurociências e educação inclusiva. Foi realizado um estudo de caso de uma formação on-line sobre neurociências e educação inclusiva realizada com professores da rede básica de ensino. A formação foi analisada a partir de sete características de ações formativas com maior impacto na qualidade da educação. Em relação aos itens descritos, todas as características propostas foram contempladas em diferentes proporções. Dessa forma, a partir dos dados e estratégias apresentadas, sugere-se a importância de ações formativas promoverem conhecimento contextualizado que visem mudanças na prática docente.
Téléchargements
Références
BORGES, A. S. M. A neurociência aplicada à educação especial: em foco a formação dos professores do atendimento educacional especializado. 2022. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2022.
BORGES, P. F. B. Novas tecnologias e formação profissional docente. Educação & Tecnologia, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.cefetmg.br/ index.php/revista-et/article/view/761/858. Acesso em: 20 jul. 2022.
BOSCARIOLI, C. Educação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v31/2238-2097-REPUB-31-e13391.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Grupo de trabalho da política nacional da educação especial. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 29 jul. 2024.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 29 jul. 2024.
CENTRO DE EXCELÊNCIA E INOVAÇÕES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Políticas públicas em ação: Como Tornar a Formação Continuada de Professores Efetiva. 2018. n. 3. Disponível em: https://ebape.fgv.br/sites/default/files/paginas /mai/18/pp_em_acao_3.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.
CHANG, Z.; SCHWARTZ, M. S.; HINESLEY, V.; DUBINSKY, J. M. Neuroscience Concepts Changed Teachers’ Views of Pedagogy and Students. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 12, n. 685856, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/ articles/10.3389/fpsyg.2021.685856/full. Acesso em: 21 jun. 2022.
COZBY, P. C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
DARLING-HAMMOND, L.; HYLER, M. E.; GARDNER, M. Effective Teacher Professional Development. Palo Alto, CA: Learning Policy Institute, 2017. Disponível em: https://learningpolicyinstitute.org/sites/default/files/productfiles/Effective_Teacher_Professional _Development_REPORT.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
FONSECA, K.; JUNIOR, J. L.; CAPELLINI, V. L. M. F.; OLIVEIRA, A. M. A importância da formação em ajustes curriculares para a implantação de práticas inclusivas. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 29-49, 2020. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/1622. Acesso em: 17 jul. 2024.
FREI-LANDAU, R.; GROBGELD, E.; GUBERMAN, R. Implementing digital neuroscience in special-needs-teacher education: exploring student-teachers’ multifaceted learning outcomes related to teaching children with neurodevelopmental disorders. Front. Psychol. 14:1232315. 2023. DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1232315.
GAMA, D. T.; FERRACIOLI, M. C. Neurociência na educação especial: dos neuromitos às práticas pedagógicas baseadas em evidências. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 21, n. 2, p. 285-296, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13101. Acesso em: 21 jun. 2022.
IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Graó, 1994.
LOVEYS, M. What do trainees’ really think? Some views of inclusion before and after school placement. Support for Learning, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 161-172, 2022. DOI: 10.1111/1467-9604.12400.
MAYELÍN, C. M. C.; LINET, C. A. D.; OSCAR, O. C. P. La integración de conocimientos neurocientíficos bajo la mirada de la educación inclusiva. Rev. Luz. v. 20, n. 3, p. 65-79, 2021. Disponível em: https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/issue/view/90. Acesso em: 29 jul. 2024.
MARIA, U. E. Teachers’ perception, knowledge and behaviour in inclusive education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 84, p. 1237-1241, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.06.736.
MINUZI, N. A.; SILVEIRA SONEGO, A. H.; ROCHA MACHADO, L.; ALEJANDRA BEHAR, P. Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes: foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior. RENOTE: Novas Tecnologias na Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 32-42, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br//renote/article/view/129146. Acesso em: 10 jan. 2023.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 45, p. e180201, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?format=pdf& lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2022.
MOREIRA, J. A; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, [S. l.], v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 21 jun. 2022.
MORICONI, G. M. (coord.).; DAVIS, C. L. F.; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R.; ESPOSITO, Y. L.; SIMIELLI, L. E. R.; TELES, N. C. G. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/340. Acesso em: 21 jun. 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Manual para garantir inclusão e equidade na educação. Brasília, DF. 2019. Disponível em: https://prceu.usp.br/repositorio/manual-para-garantir-inclusao-e-equidade-na-educacao/. Acesso em: 21 jun. 2022.
OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Como usar a CIF: Um manual prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2013.
PALARO, S. M. C.; SANTOS CRUZ, J. A. A interface do trabalho da psicopedagogia na educação especial e inclusiva. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 22, n.00, e021016, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/16726. Acesso em: 10 jan. 2023.
PERIPOLLI, P. Z.; BEMME, L. S. B.; ISAIA, S. M. A. Formação continuada de professores de Matemática com foco em contexto on-line, Educação Financeira, metodologias ativas e fluência tecnológica e pedagógica: uma revisão bibliográfica. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-24, abr./jun. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2881. Acesso em: 21 jun. 2022.
ROSIN-PINOLA, A. R.; DEL PRETTE, Z. A. P. Inclusão Escolar, Formação de Professores e a Assessoria Baseada em Habilidades Sociais Educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 341-356, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br /j/rbee/a/qX5fThgbxB86THg6y8rg6LS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2022.
SILVA, A. R.; SOUZA, L. S. Currículo e desenvolvimento profissional docente: um olhar sobre uma proposta de formação continuada. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 23, Edição Especial, p. 2016-241, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1148. Acesso em: 10 jan. 2023.
VERSUTI, F. M.; MULLE, R. L. D.; PADOVAN-NETO, F. E.; INCROCCI, R. M. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Críticas, [S. l.], v. 27, e39024, 2021. Disponível em: https://periódicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39024. Acesso em: 10 jun. 2022.
VAN DER MERWE, M; FOURIE, J. V.; YORO, A. J. Learning support strategies for learners with neurodevelopmental disorders: Perspectives of recently qualified teachers. African Journal of Disability, [S. l.], v. 9, n. 0, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.ncbi. nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7057733/. Acesso em: 21 jun. 2022.
VIEIRA, C. M.; OMOTE, S. Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: formação e mudança. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, e0254, p. 743-758, 2021. DOI: 10.1590/1980-54702021v27e0254.
VIER, R. F. S.; SILVEIRA, R. M. C. F. Sala de recursos multifuncional: o ensino de ciências numa perspectiva inclusiva, REnCiMa, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 129-141, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1256. Acesso em: 10 jan. 2023.
WALKER, Z.; HALE, J. B.; CHEN, S.-H. A.; POON, K. Brain literacy empowers educators to meet diverse learner needs. Learning: Research and Practice, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 174-188, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23735082.2019.1674910. Acesso em: 10 jan. 2023
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Doxa. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.