Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273

Palavras-chave:

Alteridade, Educação, Diversidade sexual

Resumo

O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente. A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado com as possibilidades da diversidade e da pluralidade.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestrando em Educação na Universidade La Salle e bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Daniel Felipe Jacobi, Universidade La Salle/UNILASALLE

Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; JACOBI, D. F. Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 65–79, 2018. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273. Acesso em: 18 abr. 2024.