O conhecimento sobre sexualidade – por uma gnosiologia (teoria do conhecimento) em educação sexual: algumas indagações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13598

Palavras-chave:

Educação sexual, Conhecimento sobre sexualidade, Gnosiologia.

Resumo

O conhecimento(s) das pessoas, sobre sexualidade, na área da Educação Sexual (ES), muitas vezes, é apenas ponto de partida para pesquisas ou formações continuadas para professores(as), mas quase inexistentes são as propostas de transformação em teoria e, posterior construção de currículo em ES, destes conhecimentos. Diante disso, o presente artigo, de metodologia bibliográfica, pretende propor o referencial da gnosiologia/teoria do conhecimento (G/TC), enfatizando as formas diversas de se conhecer sobre sexualidade. Depois de um breve referencial em G/TC, o artigo faz um levantamento de pesquisas sobre o ‘conhecimento em sexualidade’ e lança algumas indagações. A principal conclusão é que há uma limitação nos estudos sobre conhecimento em sexualidade do ponto de vista da G/TC e, desta forma, se faz a motivação para formação de novos(as) pesquisadores(as) em Iniciação Cientifica que operacionalizem suas investigações na perspectiva da G/TC em ES nas licenciaturas e nos cursos de formação de psicólogos.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – GO

Licenciado em pedagogia e matemática. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Educação na Linha Educação em Ciências e Matemática. Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar. Docente e pesquisador na Universidade Federal de Jataí. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação.

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Publicado

01/06/2020

Como Citar

SILVA, C. R. da. O conhecimento sobre sexualidade – por uma gnosiologia (teoria do conhecimento) em educação sexual: algumas indagações. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 66–82, 2020. DOI: 10.30715/doxa.v22i1.13598. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13598. Acesso em: 19 abr. 2024.