Construção de práticas inventivas em psicologia escolar

Um relato de uma intervenção na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v23i00.15321

Palavras-chave:

Escola, COVID, Intervenção psicológica, Pandemia, Psicologia

Resumo

Este texto aborda um relato de prática de intervenção escolar e educacional realizado em uma escola pública estadual de ensino fundamental II e médio. O trabalho foi desenvolvido por estagiários do curso de Psicologia, durante a pandemia de Covid-19. A partir de uma demanda apresentada pela gestão escolar, indicando dificuldade de articular projetos e atividades coletivas entre os professores, falta de conhecimento da equipe sobre o manuseio das ferramentas tecnológicas e dificuldade de adesão das famílias e estudantes às atividades acadêmicas, desenhou-se intervenção que foi dividida em quatro blocos de ações, que foram: seis reuniões de alinhamento do projeto, vinte reuniões com professores, seis grupos de discussão com a comunidade escolar e dez reuniões de monitoramento e avaliação com a gestão. Concluiu-se que o trabalho realizado permitiu aos participantes refletir, elaborar e construir estratégias para o enfrentamento coletivo dos desafios institucionais impostos pela pandemia e pelo ensino remoto emergencial.

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Biografia do Autor

Rodrigo Toledo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano – SP – Brasil

Professor Titular do curso de Psicologia. Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

TOLEDO, R. Construção de práticas inventivas em psicologia escolar: Um relato de uma intervenção na escola. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 23, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.30715/doxa.v23i00.15321. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/15321. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências