Percursos e desafios ao longo do processo de consolidação do português para estrangeiros na UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15444

Palavras-chave:

Português para estrangeiros, Ensino, Pesquisa, Extensão, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o percurso histórico do ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por conseguinte, propõe-se a descrever brevemente as ações pertinentes ao processo de internacionalização da instituição que têm influído para a discussão e consolidação de iniciativas políticas de formação de professores de PLE desde 2015. A partir da consolidação recente da área, sustentada pelos pilares categorizados neste artigo como ensino, pesquisa e extensão, levantam-se também alguns pontos sobre a situação atual da área no referido cenário, culminando na exposição de ações políticas necessárias para a formação docente, propostas pelo Departamento de Letras da instituição.

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Biografia do Autor

Idalena Oliveira Chaves, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa – MG – Brasil

Docente do Departamento de Letras. Doutorado em Letras (UFMG).

Glauber Heitor-Sampaio, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Congonhas – MG – Brasil

Docente do Departamento de Linguagens e Códigos. Doutorando em Linguística Aplicada (UNICAMP).

 

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

CHAVES, I. O.; HEITOR-SAMPAIO, G. Percursos e desafios ao longo do processo de consolidação do português para estrangeiros na UFV. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021150, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15444. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15444. Acesso em: 21 nov. 2024.

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