Características fonoestilísticas da pequena prosa de E. Canetti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15714

Palavras-chave:

Material de curso on-line, Alunos do EFL, Capacidade de escrita

Resumo

A linguística como ciência da linguagem, sua natureza e funções sociais, as leis de seu funcionamento, o desenvolvimento histórico inclui muitas seções que consideram vários aspectos da linguagem - em primeiro lugar, sons (fonética, fonologia), palavras (morfologia), frases (sintaxe) e valores (semântica). Uma dessas seções é a fonoestilística, cuja tarefa é estudar os aspectos sonoros da fala, a organização sonora do texto e os efeitos sonoros em uma obra de arte. Os meios fonéticos da estilística são a frequência dos fonemas, as repetições do som, a reprodução do som e o uso de rimas. O estudo de uma obra de arte do ponto de vista da fonética desempenha um papel especial na medida em que a análise do uso de meios fonéticos (melodia, ritmo, andamento, tom, sotaque, velocidade de fala, uso de certos sons) em um texto, suporte sonoro, significado estilístico do subtexto ajuda a revelar a intenção ideológica do autor e a compreender a profundidade estética e emocional de uma obra. O objetivo deste artigo é considerar os traços fonoestilísticos, ou melhor, rítmico-entonacionais da prosa curta de Elias Canetti; por conveniência, usaremos o termo “miniatura”, “história” neste artigo, reconhecendo certas convenções dentro dessa modificação de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyona Gennadevna Barova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of German Philology.

Ludmila Vladimirovna Trofimova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of German Philology.

Referências

ALLEMANN, B. Elias Canetti: ein ohrenzeuge. In: Hüter der verwandlung. Beiträge zum Werk von Elias Canetti. München: Hanser, 1985. p. 237-245.

CANETTI, E. Der ohrenzeuge. Fünfzig charaktere. Moscow: Fischer Taschenbuch Verlag, 1995. 96 p.

CANETTI, E. The man of our century. Translation by N.S. Pavlova. Moscow: Progress, 1990. 474 p.

HANSEL, M. Elias Canetti: das hörwerk 1953–1991. Prosa, dramen, essays, vorträge, reden, gespräche. Hg. von Robert Galitz, Kurt Kreiler und Katharina Theml. Moscow, 2005.

HARTUNG, R. Der ohrenzeuge und andere charaktere. Canetti lesen. Erfahrungen mit seinen Büchern. Hanser , 1975. p. 86-90.

LAEMMLE, P. Macht und ohnmacht des ohrenzeugen. Canetti lesen. Erfahrungen mit seinen Büchern. München; Wien: Carl Hanser Verlag, 1975. p. 47-61.

REINISCH, L. Elias Canetti und seine kritiker. In: Merkur. 1975. p. 884-887.

SHASTINA, E. M. The creativity by Elias Canetti: problems of poetics. Kazan: Publishing House "FAN", 2004. 288 p.

SHASTINA, E. M. Typification of the era in "50 characters" by Elias Canetti: on the problem of genre. Scientific Dialogue, v. 8, n. 56, p. 84-96, 2016.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

BAROVA, A. G.; TROFIMOVA, L. V. Características fonoestilísticas da pequena prosa de E. Canetti. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021053, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15714. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15714. Acesso em: 26 dez. 2024.