Recursos tecnológicos digitais e o trabalho com gêneros em livros didáticos de inglês como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18781

Palavras-chave:

Tecnologia, Inglês, Recursos digitais, Livros didáticos

Resumo

Este estudo investigou se os recursos digitais propostos por duas coleções destinadas ao ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira possibilitam o desenvolvimento da competência discursiva dos estudantes por meio do trabalho com diferentes gêneros. Os resultados apontam para sugestões de recursos tecnológicos digitais que permitem a criação/edição de vídeos, áudio e imagens e de diversas redes sociais e websites para o compartilhamento das produções textuais em ambas as coleções. Observou-se, ainda, a indicação de recursos digitais com diferentes propósitos, por ambas as coleções: publicar o gênero produzido, obter exemplos do gênero e produzir o gênero. Isso indica que pode não haver recursos digitais apropriados para a produção de certos gêneros ou ainda que determinados gêneros não precisam, necessariamente, ser ensinados com esses recursos.

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Biografia do Autor

Gicele Vergine Vieira, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Professora efetiva do IFC, Campus Blumenau, atual responsável pelo Centro de Línguas do IFC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ intitulado Linguagem, Cognição e Tecnologia.

Alana Motta Gerlach, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Ensino Profissional Técnico e Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (2019). Atualmente é professora efetiva na área de Letras Português/Inglês no IFC, Campus Brusque. É escritora na área de literatura infantil e infanto juvenil.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

VIEIRA, G. V.; GERLACH, A. M. Recursos tecnológicos digitais e o trabalho com gêneros em livros didáticos de inglês como língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024011, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18781. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18781. Acesso em: 26 dez. 2024.