Relatos de experiências de ex-estudantes de português língua estrangeira: a coconstrução do conhecimento por meio da pesquisa narrativa
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12599Palavras-chave:
Português língua estrangeira, Pesquisa narrativa, Experiência.Resumo
Este trabalho mapeou a experiência de três ex-alunos universitários de português língua estrangeira, graduados pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai, que, no momento da pesquisa, estavam cursando Pós-Graduação no Brasil. Suas experiências foram analisadas em dois planos: o processo de aprendizagem no Paraguai e o processo de consolidação da língua, no Brasil. O corpus foi constituído por narrativas de aprendizagem recolhidas por meio de entrevistas com a utilização da Pesquisa Narrativa como meio e método de trabalho. Os dados foram codificados e analisados em cruzamento com o conceito de Espaço Tridimensional. Os resultados apontam para a insuficiência da carga horária; para a necessidade de desenvolvimento da autonomia dos estudantes e de materiais que ampliem as oportunidades de estudo fora da sala de aula, com o uso das novas tecnologias e para a necessidade de maior contato dos estudantes com falantes nativos.Downloads
Referências
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