Inclusão digital e inovação pedagógica: diálogo necessário
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11647Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Inclusão digital, Inovação pedagógica, Pesquisa participante, Pesquisa etnográficaResumo
Buscamos compreender as tecnologias e sua relação com o ensino, pois, nas escolas, as tecnologias tradicionais prevalecem, enquanto fora dela mergulha-se no “novo mundo”, em que artefatos cada vez mais complexos e que demandam novas formas de organização e produção de conhecimentos são criados. Dialogamos com abordagens teórico-metodológicas da Pesquisa Participante, Etnografia e Tecnologia Social, bem como a Teoria das Representações Sociais para refletirmos sobre a inclusão digital de alunos da educação básica e de docentes em formação inicial e continuada, em Niterói-RJ. Resultados explicitam algumas dificuldades para o estabelecimento de diálogos entre novas e tradicionais tecnologias nas práticas pedagógicas. Contudo, há reinvenções que dão pistas sobre o nascimento de uma pedagogia inovadora.Downloads
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