Discriminação por orientação sexual no sistema Escolar chileno: 2009 – 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11656

Palavras-chave:

Homofobia, Discriminação, Queixas, Escolas Chilenas

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com base no registro de queixas de discriminação baseada na orientação sexual e identidade de gênero do MINEDUC nas escolas chilenas, no período 2009-2016. Atraves de tabelas apresentam-se as características e distribuição das queixas a nível nacional, além das questões mais recorrentes que as justificam. E, embora seja reconhecido que o referido cadastro foi um avanço no processo de visibilidade da homofobia escolar, não se pode ignorar que, dada a natureza burocrática do sistema, a totalidade das reclamações não resultou em sanções ou na implementação de medidas preventivas efetivas. Conclui-se tambèm, que ainda há um longo caminho a percorrer para eliminar a homofobia nas escolas, especialmente por causa dos preconceitos de professores e gestores, sem mencionar a falta de preparação dos professores para lidar com a diversidade sexual.

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Biografia do Autor

Juan Cornejo Espejo, Universidad Católica del Maule

Profesor de Historia / Licenciado en Ciencias Sociales / Bachiller en Teología. Magíster en: Historia / Ciencia Política / Educación / Cs. Sociales. Doctor en Ciencia Política / Doctor en Estudios Americanos. Académico de la Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Católica del Maule.

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Publicado

01/09/2018

Como Citar

ESPEJO, J. C. Discriminação por orientação sexual no sistema Escolar chileno: 2009 – 2016. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1471–1502, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11656. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11656. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos