Articulações entre educação intercultural e práticas de internacionalização entre o México e o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12486

Palavras-chave:

Formação de professores indígenas, Tequio (trabalho coletivo voluntário ), Práticas de internacionalização.

Resumo

Como parte do processo de internacionalização, apresentamos uma proposta de formação desenvolvida com estudantes indígenas de graduação vinculados ao Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás - UFG, Brasil, por meio de um processo de documentação narrativa de experiências. Nosso objetivo foi compreender, vis-a-vis relatos de experiências de estudantes indígenas, as teorias que fundamentam a abordagem didática de um projeto de articulação institucional como prática de internacionalização binacional. Começamos explicitando os desafios e as possibilidades de mudanças na prática educativa, para tentar possibilitar o diálogo do conhecimento e de cosmovisões dos povos indígenas em relação às demandas contemporâneas da vida intercultural. Da mesma forma, contextualizamos a formação de professores em contextos interculturais, destacando crenças, compromissos sociais e culturais, reflexões e avaliações que os professores expressaram sobre a experiência acadêmica em que participaram e, finalmente, considerações finais que delineiam algumas derivações práticas sobre essa proposta de formação e inovação.

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Biografia do Autor

Antonio Carrillo Avelar, Universidade Pedagógica Nacional e do Programa de Posgraduação em Pedagogia da UNAM

Professor e investigador do Programa de Posgraduação da Universidade Pedagógica Nacional e do Programa de Posgraduação em Pedagogia da UNAM no México. Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/USP – Brasil. Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Autônoma Metropolitana - México.  Professor convidado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás/UFG - Brasil.

Andrea Olmos Roa, Universidade Nacional Autônoma do México (FES Aragón).

Professora e investigadora do Posgrama de Pós-graduação de Psicologia (FES Zaragoza) e do Programa de Pós-graduação em Pedagogia da Universidade Nacional Autônoma do México (FES Aragón). Doutora em Comunicação, Cultura e Educação pela Faculdade de Estudos Sociais da Universidade de Salamanca - Espanha.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco UPE Campus Petrolina.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP) – Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Permanente e Orientadora do Prgrama de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco UPE Campus Petrolina.

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

AVELAR, A. C.; ROA, A. O.; CUSATI, I. C. Articulações entre educação intercultural e práticas de internacionalização entre o México e o Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1182–1204, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.12486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12486. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos