Articulações entre educação intercultural e práticas de internacionalização entre o México e o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12486

Palavras-chave:

Formação de professores indígenas, Tequio (trabalho coletivo voluntário ), Práticas de internacionalização.

Resumo

Como parte do processo de internacionalização, apresentamos uma proposta de formação desenvolvida com estudantes indígenas de graduação vinculados ao Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás - UFG, Brasil, por meio de um processo de documentação narrativa de experiências. Nosso objetivo foi compreender, vis-a-vis relatos de experiências de estudantes indígenas, as teorias que fundamentam a abordagem didática de um projeto de articulação institucional como prática de internacionalização binacional. Começamos explicitando os desafios e as possibilidades de mudanças na prática educativa, para tentar possibilitar o diálogo do conhecimento e de cosmovisões dos povos indígenas em relação às demandas contemporâneas da vida intercultural. Da mesma forma, contextualizamos a formação de professores em contextos interculturais, destacando crenças, compromissos sociais e culturais, reflexões e avaliações que os professores expressaram sobre a experiência acadêmica em que participaram e, finalmente, considerações finais que delineiam algumas derivações práticas sobre essa proposta de formação e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carrillo Avelar, Universidade Pedagógica Nacional e do Programa de Posgraduação em Pedagogia da UNAM

Professor e investigador do Programa de Posgraduação da Universidade Pedagógica Nacional e do Programa de Posgraduação em Pedagogia da UNAM no México. Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/USP – Brasil. Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Autônoma Metropolitana - México.  Professor convidado do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás/UFG - Brasil.

Andrea Olmos Roa, Universidade Nacional Autônoma do México (FES Aragón).

Professora e investigadora do Posgrama de Pós-graduação de Psicologia (FES Zaragoza) e do Programa de Pós-graduação em Pedagogia da Universidade Nacional Autônoma do México (FES Aragón). Doutora em Comunicação, Cultura e Educação pela Faculdade de Estudos Sociais da Universidade de Salamanca - Espanha.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco UPE Campus Petrolina.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP) – Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Permanente e Orientadora do Prgrama de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco UPE Campus Petrolina.

Referências

ANDERSON, G. Hacia una participación auténtica: Reconstruyendo los discursos de las reformas participativas en educación. In: Narodowski, M. y otros (Coords), Nuevas tendencias en políticas educativas, Buenos Aires: Temas/ Fundación Gobierno y Sociedad, 2002.

ARAUJO, U.; SASTRE, G. El aprendizaje basado en problemas: una nueva perspectiva de la enseñanza en la universidad. Barcelona: Gedisa, 2008.

BARRÓN, C. Proyectos educativos innovadores. Construcción y debate (compilación). México: CESU/UNAM, 2006.

CASTAÑEDA, J. A. S. Alrededor de la idea de formación. In: C Salinas (coord.), La investigación educativa en México. México. V Congreso Nacional Educativa. COMIE-UPN, 2001.

DIDRIKSSON, A. La universidad de la innovación. México. CESU/UNAM, 2015.

GIMENO, J. S. Educar y convivir en la cultura global. Madrid: Morata, 2012.

HARGREAVES, A. Profesorado, cultura y postmodernidad (cambian los tiempos, cambian los profesores). Madrid: Morata, 1995.

LASALA, M. Desde la escuela tradicional hacia la interculturalidad: una experiencia de construcción del aprendizaje”. Revista Novedades Educativas. No. 233, 2010.

MALONE, H. J. (COOR). El rumbo de la transformación educativa: temas, retos globales y lecciones sobre la reforma estructural. México: FCE, 2016.

OLMOS, A.; CARRILLO, A. Juego y Alfabetización: bases para un sistema educativo cultural vygotskiano. México, UNAM- Miguel Ángel Porrúa, 2009.

PALLAN, C. F et al. El intercambio académico internacional en México. Temas de hoy en la educación superior, N. 12, México. ANUIES, 1996.

PODESTÁ SIRI ROSSANA. En metodologías participativas nuevos retos y roles intelectuales. RMIE, 12 (34), pp. 987-1014, 2007.

REIMERS F.; CHUNG, M. Estudios comparativos de los propósitos de la educación en el siglo XIX, México: F.C.E, 2016.

RODRÍGUEZ-MENA, M. Aprender en Comunidades de Práctica. Presupuestos teóricos y metodológicos para potenciar el aprendizaje en espacios sociales. La Habana: CIPS, 2011.

SHIRLEY, D. “Enseñanza inteligente con tecnología: pasos hacia la armonización”. In: MALONE H. (Coord). El rumbo de la transformación educativa: temas, retos globales y lecciones sobre la reforma estructural. México: FCE, 2016.

STOLI, L. Capacidad de aprendizaje. Tomar en serio la mejora de la docencia. In: MALONE, H. (Coord). El rumbo de la transformación educativa: temas, retos globales y lecciones sobre la reforma estructural. México: FCE, 2016.

SUÁREZ, D. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Una manera de indagar el mundo y la experiencia escolares. Revista Entre Maestr@s, 5, (16), pp. 11-25, 2006.

SUÁREZ, D. Los movimientos político-pedagógicos latinoamericanos y la reconstrucción crítica del saber pedagógico: el “horizonte de posibilidad” en América Latina. Clase 8 del curso virtual “Historia y Prospectiva Crítica del Pensamiento Pedagógico Latinoamericano”. Espacio de Formación Virtual de la Red CLACSO de Posgrados en Ciencias Sociales. Cátedra Florestan Fernandes, 2010.

SUÁREZ, D.; HILLLERT, F.; OUVIÑA H.; RIGAL L. Pedagogías Críticas en América Latina: Experiencias Alternativas de Educación Popular. Buenos Aires, Noveduc, 2016.

VYGOTSKI, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, Crítica, 1978.

VYGOTSKI, L. S. Psicología del arte. Barcelona Barral, 1982.

WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje significativo e identidad. Barcelona: Paidós, 2010.

ZAMBRANA, A. “La universidad frente a la diversidad y al Estado plurinacional de Bolivia”. In: Zambrana, A. (edit.). Pluralismo epistemológico: reflexiones sobre la educación superior en el Estado plurinacional de Bolivia. FUNPROEIB Andes, Cochabanba. pp.185-205, 2014.

Publicado

18/10/2019

Como Citar

AVELAR, A. C.; ROA, A. O.; CUSATI, I. C. Articulações entre educação intercultural e práticas de internacionalização entre o México e o Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1182–1204, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.12486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12486. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos