O planejamento da educação brasileira (PNE 2001-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13344

Palavras-chave:

Educação brasileira, Políticas públicas de educação, Planos nacionais de educação (PNE’s).

Resumo

O propósito desse estudo é discutir as relações entre o planejado (metas e estratégias) à luz dos Planos Nacionais de Educação do Brasil (PNE 2001-2010; 2014-2024), as solicitações e necessidades da sociedade, tendo como eixo transversal a democratização do acesso e a universalização de educação para todos, a partir da agenda das políticas públicas para a educação. O estudo foi conduzido por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais da literatura especializada (FRIGOTTO, 2007; DIAS SOBRINHO, 2012; TEIXEIRA, 2002; TURRA, ENRICONE; SANT’ANNA, 1995; DOURADO, 2011; LIMA, 2009, 2010, 2013) bem como base documental pertinentes aos dois Planos Nacionais de Educação do Brasil (BRASIL, 2001, 2014), além de dados do INEP - Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (2018) em datas que cobrem os balanços dos PNE’s. Ao fim do estudo observou-se um descompasso entre metas previstas, metas alcançadas (ainda que parcialmente, no caso do segundo PNE ainda em vigência) e a não cobertura ou observância das solicitações demandadas pelos cidadãos brasileiros.  Nas palavras de Dias Sobrinho (2012): “Uma sociedade que não consegue, ou não quer, estender os benefícios da escolarização de boa qualidade para todos, além de estar condenada ao empobrecimento crescente no sistema mundial de alta competitividade, é também uma sociedade perversa”; é necessário, portanto, outra lógica centrada na democratização e validação do direito social da educação sem contingências e desvios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; VAZQUEZ, Jaime Moreles. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. et al (orgs.). Estado, políticas públicas e educação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2016.

ANDRADE, Cibele Yahn de. e cols. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Revista de Ensino Superior Unicamp. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-equidade-e-desigualdade-social. Acesso em: 10 out. 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Senado, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Economia e Emprego. Governo do Brasil. Censo 2010: cai taxa de analfabetismo no país. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/11/censo-2010-cai-taxa-de-analfabetismo-no-pais. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro. Dá nova redação aos art. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato de Disposições Constitucionais. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm. Acesso em: maio 2018.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir [...], dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, [..], e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de nov. de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasília, DF: Inep, 2010. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/2010/sinopses_estatisticas_ed_basica/sinopse_educacao_basica_2010_03072017.zip. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do plano nacional de educação. Brasília, DF: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725829. Acesso em: 19 fev. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 19 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Razões e princípios do plano de desenvolvimento da educação. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2001-2010 [recurso eletrônico]: Lei n. 010172, de 9 de janeiro de 2001. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: bem público, equidade e democratização. In: Seminário tendências da educação superior no brasil, Sorocaba, SP. Sorocaba: Uniso; Ufscar, 2012.

DOURADO, Luís Fernando. Plano nacional de educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Goiânia: UFG; Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100, ed. esp., p. 1129-1152, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2328100.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO E AÇÃO EDUCATIVA. Evolução do alfabetismo funcional na última década, 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/instituto-paulo-montenegro-e-acao-educativa-mostram-evolucao-do-alfabetismo-funcional-na-ultima-decada/. Acesso em: 10 jan. 2013.

LIMA, Paulo Gomes. Ações afirmativas como eixo de inclusão de classes sociais menos favorecidas a universidade brasileira: um terceiro olhar entre pontos e contrapontos. Supervisor: José Luís Sanfelice. 2009. 178 f. Relatório final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251449. Acesso em: 10 set. 2018.

LIMA, Paulo Gomes. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados: Editora da UFGD, 2010.

LIMA, Paulo Gomes. Política e gestão da educação: recorrências da escola no Brasil. In: Congresso de Educação Básica (COEB), 2013, Santa Catarina. Anais[...]. Santa Catarina: Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2013. Disponível em: http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.35.13.3cef8b55aa1e8bc771652b70c75c1d20.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

MOÇO, Anderson. Balanço do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010. Nova Escola, 1 mar. 2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2901/balanco-do-plano-nacional-de-educacao-pne-2001-2010. Acesso em: 10 out. 2018.

RAMOS, Elizabete. De que participação estamos falando? In: Graciano, Mariângela. (Coord.) O plano de desenvolvimento da educação. São Paulo: Ação Educativa, 2007. Disponível em: http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2343/1/emquestao4.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

SAMPAIO JR. Plínio de Arruda. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, p. 672-688, out./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n112/04.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.

SAVIANI, Dermeval. PDE - Plano de Desenvolvimento da educação: análise crítica da política do MEC. São Paulo: Autores Associados, 2009.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Salvador, BA: Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais da Bahia, 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel.pdf. Acesso em: 10 jul. 2011.

TURRA, Clódia Maria Godoy; ENRICONE, Délcia; SANT’ANNA, Flávia Maria. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1995.

Publicado

04/03/2020

Como Citar

LIMA, P. G. O planejamento da educação brasileira (PNE 2001-2024). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 704–718, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13344. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13344. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações