Hiperlexia que síndrome é esta? Reflexos e reflexões das produções literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.13372

Palavras-chave:

Hiperlexia, Altas capacidades, Produções literárias

Resumo

A hiperlexia é uma síndrome caracterizada pela leitura precoce, apresenta outros sintomas e características diferentes, ao qual dificulta o diagnóstico que é comumente confundido com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este artigo em forma de revisão sistemática, busca conhecer as produções acadêmicas em bancos de dados entre 1999 e 2019 que possam discutir a temática da hiperlexia, bem como, verificar se há uma conexão entre a leitura precoce dessa síndrome e a leitura precoce das altas capacidades. As palavras-chave utilizadas nas pesquisas foram: hyperlexia e high ability, e foram usadas separadas e de forma combinada utilizando o operador booleano and (hyperlexia and high ability). As bases de dados consultadas foram: Education Resources Information Center (ERIC) e ScienceDirect da editora Elsevier. Como resultado foram obtidas dez (10) produções, uma (01) no ERIC e nove (09) no ScienceDirect, que atenderam aos critérios de busca estabelecidos, cabe ressaltar que é um número baixo, levando em consideração o período de vinte (20) anos, e nenhum estudo foi encontrado que tratasse da hiperlexia e altas capacidades conjuntamente neste período.

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Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Especial.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Docente do Departamento de Educação Especial. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. S. de; RANGNI, R. de A. Hiperlexia que síndrome é esta? Reflexos e reflexões das produções literárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1914–1928, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.13372. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13372. Acesso em: 25 out. 2021.