Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13838

Palavras-chave:

Docência, Inovação pedagógica, Institutos federais, Aprendizagem baseada em problema, Formação continuada.

Resumo

Este artigo objetiva contribuir com a reflexão acerca da temática da docência no ensino superior, notadamente no que diz respeito aos processos de inovação pedagógica desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), com base nas metodologias ativas. Toma como conceitos centrais a inovação pedagógica, a aprendizagem baseada em problemas (ABP/PBL) e a metodologia da problematização (MP). A pesquisa possui natureza qualitativa com uso de análise de conteúdo dos dados coletados por meio dos registros avaliativos dos estudantes em torno dos componentes curriculares trabalhados a partir da MP e da ABP/PBL no programa estudado. Os resultados revelam que inovar pedagogicamente no desenvolvimento de currículos, políticas e práticas exige dialogicidade entre os envolvidos nos processos educativos e formativos e problematização da realidade por meio de metodologias que têm a pesquisa como um dos princípios fundantes da formação.

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Biografia do Autor

Sônia Regina de Souza Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica/Departamento de Ensino.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

FERNANDES, S. R. de S.; SILVA, F. L. G. R. da. Trabalho docente e inovação pedagógica no contexto dos Institutos Federais: a experiência da formação continuada por meio da aprendizagem baseada em problemas e da metodologia da problematização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1669–1684, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13838. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13838. Acesso em: 7 nov. 2024.