Project Based Learning e Design Thinking em um projeto de intercâmbio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14557Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, Design thinking, Habilidades interpessoaisResumo
Este artigo apresenta a integração de duas metodologias que visam o desenvolvimento das Soft Skills, integrando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (Project Based Learning – PBL) a um método prático para a integração de habilidades e mentalidade inovadora no desenvolvimento de soluções, conhecido por Design Thinking - DT. Esta integração se deu no âmbito de um projeto de intercâmbio internacional com equipes formadas por alunos de países diferentes, oriundos de cursos diversos, com outros idiomas, cultura e base de conhecimento, desenvolvido ao longo de dez semanas. Levar aos alunos a formação em Soft Skills nesta multiplicidade se tornou um desafio ainda maior por ter ocorrido em um período de pandemia. Os resultados da integração PBL-DT demonstram o grande potencial destes métodos utilizados de maneira integrada, e atingiu aos objetivos do projeto.
Downloads
Referências
BARBOSA, E.F; MOURA, D.G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 02 maio 2019.
BATISTA, A. G. B. et al. Alfabetização e letramento: questões sobre avaliação. In: Pró-letramento: programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental: alfabetização e linguagem. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007. 50 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Proposta em Discussão. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
DINIZ, D. H. Pedagogia por projeto influência do uso da técnica no aproveitamento acadêmico dos alunos do Ensino Médio do Colégio São Paulo de Belo Horizonte, MG. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2015.
FRIGOTTO, G. Educação omnilateral. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MARQUES, S. K. J. Aprendendo com PBL: Experiência de Aplicação do PBL no curso de engenharia civil do IFAL – Palmeira dos Índios. Writers and Tampere University of Applied Sciences. Tempere, 2016. Disponível em: http://julkaisut.tamk.fi/PDF-tiedostot-web/Muut/Finnish-education-meets-Brazilian-creativity.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2012, Belém. Anais [...]. Belém, 2012. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/7/artigos/104325.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
QUEIROZ-NETO, J. P. et al. Using modern pedagogical tools to improve learning in technological contents. In: FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 2015, El Paso. Proceedings […]. El Paso, TX, 2015. p. 1-8. DOI: 10.1109/FIE.2015.7344383
RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, 2008. v. 8. Disponível em https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/textoconcepcao-do-ensino-medio-integrado-marise ramos1.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
STAHNKE, F. et al. Aprendizagem Baseada em Projetos: o caso Health Simulator. Revista TEKNOS, v. 15, n. 2, p. 39-48, 2015. Disponível em: https://revistas-tecnologicocomfenalco.info/index.php/teknos/article/view/491. Acesso em: 10 nov. 2020.
VIANNA, M. Design thinking: inovação em negócios. Design Thinking, 2012.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Pinheiro Queiroz-Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.