Project Based Learning e Design Thinking em um projeto de intercâmbio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.14557

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, Design thinking, Habilidades interpessoais

Resumo

Este artigo apresenta a integração de duas metodologias que visam o desenvolvimento das Soft Skills, integrando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (Project Based Learning – PBL) a um método prático para a integração de habilidades e mentalidade inovadora no desenvolvimento de soluções, conhecido por Design Thinking - DT. Esta integração se deu no âmbito de um projeto de intercâmbio internacional com equipes formadas por alunos de países diferentes, oriundos de cursos diversos, com outros idiomas, cultura e base de conhecimento, desenvolvido ao longo de dez semanas. Levar aos alunos a formação em Soft Skills nesta multiplicidade se tornou um desafio ainda maior por ter ocorrido em um período de pandemia. Os resultados da integração PBL-DT demonstram o grande potencial destes métodos utilizados de maneira integrada, e atingiu aos objetivos do projeto.

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Biografia do Autor

José Pinheiro Queiroz-Neto, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Doutorado em Ciências da Computação (UFMG).

Marcella Sarah Filgueiras de Farias, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino Tecnológico.

Emanuelle Lorena Teixeira Chagas, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

QUEIROZ-NETO, J. P.; FARIAS, M. S. F. de; CHAGAS, E. L. T. Project Based Learning e Design Thinking em um projeto de intercâmbio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1791–1806, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.14557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14557. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos