As contribuições de Anatoli Vassilievitch Lunatcharski para a educação brasileira na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15414

Palavras-chave:

Lunatcharski, Ciência da história, Formação de professores

Resumo

Este texto apresenta as contribuições das proposições do intelectual russo Anatoli Vassilievitch Lunatcharski (1875-1933) para a Educação brasileira na atualidade. Nesta elaboração, de cunho bibliográfico, nos fundamentamos nos pressupostos da Ciência da História, que evidencia a relevância de atentarmo-nos à especificidade da temática em questão e estabelecer como necessidade considerar a dinâmica da sociedade capitalista na atualidade, assim como as relações econômicas e políticas, as quais são indissociáveis das questões educacionais. Realizamos um levantamento bibliográfico, sobretudo, da produção acadêmica afeta ao intelectual no período compreendido entre 2007 e 2017, discorremos sobre os princípios da escola soviética e a proposta de Educação defendida por Lunatcharski. Consideramos fundamental a formação de professores, inicial ou contínua, amparada nos clássicos. Por meio dos estudos contínuos é possível planejarmos e reconduzirmos as intervenções pedagógicas, que podem favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dos estudantes, em favor de uma Educação humanizadora.

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Biografia do Autor

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Doutorado em Educação (UFPR).

Paula Gonçalves Felicio, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Doutorado em Educação (UEM).

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

CHAVES, M.; FELICIO, P. G.; MOREIRA, J. A. da S. As contribuições de Anatoli Vassilievitch Lunatcharski para a educação brasileira na atualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 2133–2147, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15414. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15414. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos