Parceria entre os setores público e privado como política educacional

Relato de algumas pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16690

Palavras-chave:

Educação não formal, Interações funcionais, Privatizações exógena

Resumo

No contexto político-educacional neoliberal, as parcerias fazem parte das relações entre o setor público e o privado. Algumas delas articulam a educação formal e a educação não formal, trazendo para a Educação Básica propostas educativas de diferentes organizações sociais. O objetivo do artigo é analisar as articulações entre organizações sociais e escolas públicas no estado do Rio de Janeiro e do Maranhão, partindo de quatro pesquisas acadêmicas realizadas com docentes, discentes e gestores entre os anos de 2013 e 2021. Trata-se de uma pesquisa documental que dialoga com a reflexões sobre articulações dos espaços formativos de Maria Gohn e Jaume Trilla e com as críticas às políticas educacionais contemporâneas de Stephen Ball. Observou-se aspectos limitadores das parcerias: número reduzido de alunos participantes e materiais didáticos inadequados; como potencialidades, a melhoria no desempenho escolar e o desenvolvimento de laços de afetividade pelos envolvidos nas ações educativas.

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Biografia do Autor

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias – RJ – Brasil

Professora de Pós-Graduação em Educação e Cultura nas Periferias Urbanas e Professora do Programa de Educação e Cultura Contemporânea. Doutorado em Educação (UERJ).

Elaine Rodrigues de Ávila, Secretaria Municipal de Educação (SME), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora de História. Doutorado em Educação (UNESA).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

GONZALEZ, W. R. C.; ÁVILA, E. R. de. Parceria entre os setores público e privado como política educacional: Relato de algumas pesquisas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3039–3055, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16690. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16690. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas