Implementação do ensino remoto

Percepções dos professores e das famílias na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16723

Palavras-chave:

Implementação de políticas educacionais, Burocrata de nível de rua, Educação Infantil, Desigualdades Educacionais, Pandemia

Resumo

O objetivo geral do artigo é investigar a implementação de atividades remotas na educação infantil, na rede pública municipal de Sobral durante a pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, investiga a percepção dos professores sobre as diretrizes para o ensino remoto, as ações discricionárias destes burocratas de nível de rua e analisa a percepção das famílias sobre a capacidade de o ensino remoto alcançar suas necessidades. O estudo contou com dados coletados a partir de um survey, aplicado ao universo de professores que atuavam na pré-escola, e entrevistas semiestruturadas com 16 professores e 16 responsáveis de crianças matriculadas na pré-escola. As análises revelam que, embora os professores caracterizem os processos de implementação do ensino remoto a partir do fluxo de informações e treinamento satisfatórios e por decisões descentralizadas apoiadas pela gestão das escolas, na percepção das famílias, as atividades remotas não foram capazes de suprir suas demandas.

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Biografia do Autor

Mariane Campelo Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Sociologia (UFRJ).

Rosa Seleta de Souza Ferreira Xavier , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Doutoranda em Educação.

Tiago Lisboa Bartholo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professor Associado do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFRJ). ORCID

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

KOSLINSKI, M. C.; XAVIER , R. S. de S. F.; BARTHOLO, T. L. Implementação do ensino remoto: Percepções dos professores e das famílias na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2365–2385, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16723. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16723. Acesso em: 22 dez. 2024.