Escola Confessional INSA, Salinas/MG

Memórias de um processo civilizador de meninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16779

Palavras-chave:

Memória, Escola confessional, Processo civilizador, Costumes, Mulheres

Resumo

A proposição consiste em interpretar as memórias de formação e de relações civilizatórias das meninas estudantes no Instituto “Nossa Senhora Aparecida” (INSA) Salinas-MG (1951-1972). O INSA foi criado em 1951, sua organização contou com a ação das freiras Clarrisas Franciscanas. O estudo está situado nos campos da memória (HALBWACHS, 2006), história oral (PORTELLI, 2016) e das teorias dos processos civilizadores (ELIAS, 1993, 1994). Trata-se de uma abordagem qualitativa em que foram entrevistadas ex-estudantes do Instituto, e as suas evocações nos fizeram compreender que a figuração educacional apresentava características de um processo civilizador de meninas que se constituiu por meio de modelagem de hábitos e comportamentos através de práticas tradicionais e políticas-culturais. Consideramos que as memórias revelam a formação no INSA conectada a um modelo de organização social e civilizatória: as alunas eram educadas para demonstrar sutileza, delicadeza, obediência e disciplina em contextos de desigualdades de gênero e de orientação católica.

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Biografia do Autor

Lílian Gleisia Alves dos Santos, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Salinas – MG – Brasil

Docente da área de Didática e Fundamentos da Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB).

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor Associado-B. Doutorado em Educação Escolar (FCLAr/UNESP).

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista – BA – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física (UESC). Doutorado em História (PUC-SP).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

SANTOS, L. G. A. dos; HONORATO, T.; MARTA, F. E. F. Escola Confessional INSA, Salinas/MG: Memórias de um processo civilizador de meninas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2898–2917, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16779. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16779. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos