O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16856

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Escolas privadas, Docente, Michel Foucault

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou examinar os modos de ser professor engendrados pela Educação em Revista (ER), endereçada aos docentes e gestores de instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul, quando aborda e incentiva o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação se vinculam ao campo pós-estruturalista, sobretudo às contribuições de Michel Foucault. O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista divulgados entre os anos de 2013 a 2020. A estratégia utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O exame das reportagens mostrou que: a) o empreendedorismo apresenta-se como um tema relevante e livre de questionamentos nas práticas pedagógicas das escolas privadas do RS; b) na ER há a constituição de um professor designer nas tramas das práticas empreendedoras, gerando um esmaecimento da docência.

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Biografia do Autor

Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS (SEAD/UFRGS).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu – UFRGS).

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Publicado

15/01/2024

Como Citar

PETRINI, S. G. M.; WANDERER, F. O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.16856. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16856. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos