O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16856

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Escolas privadas, Docente, Michel Foucault

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou examinar os modos de ser professor engendrados pela Educação em Revista (ER), endereçada aos docentes e gestores de instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul, quando aborda e incentiva o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação se vinculam ao campo pós-estruturalista, sobretudo às contribuições de Michel Foucault. O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista divulgados entre os anos de 2013 a 2020. A estratégia utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O exame das reportagens mostrou que: a) o empreendedorismo apresenta-se como um tema relevante e livre de questionamentos nas práticas pedagógicas das escolas privadas do RS; b) na ER há a constituição de um professor designer nas tramas das práticas empreendedoras, gerando um esmaecimento da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS (SEAD/UFRGS).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu – UFRGS).

Referências

ANDRADE, M. Professor, o gestor da sala de aula. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 118, p. 34, set./out. 2017. Disponível em: https://www.sinepe- rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/118. Acesso em: 13 set. 2020.

ANDRADE, L. O professor pode ser um mentor de aluno? Educação em

Revista, Porto Alegre, n. 129, p. 10, set./out. 2018. Disponível em: https://www.sinepe- rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/129. Acesso em: 13 set. 2020.

BASEI, A. C. Ensino para desenvolver a autonomia. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 102, p. 16, nov./dez. 2014. Disponível em: https://www.sinepe- rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/102. Acesso em: 13 set. 2020.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BIESTA, G. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 21-29. jan/abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29749. Acesso em: 15 jun. 2021.

BIESTA, G. A (re)descoberta do ensino. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2020.

BRASIL. Lei n. 2944/2021, de 24 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Brasília, DF: Senado Federal. 2021. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/149527. Acesso em: 15 maio 2022.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2022.

COSTA, S. S. G. Governamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 171-186. maio/ago. 2009.

DAL’IGNA; M. C.; FABRIS, E. T. H. Constituição de um ethos de formação no Pibid/Unisinos: processos de subjetivação na iniciação à docência. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 19, n. 1, jan/abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.8582. Acesso em: 21 jun. 2022.

DALLA ZEN, L. H. O lugar das experiências culturais na constituição de um ethos docente. Orientador: Rosa Maria Bueno Fischer. 2017. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

EDUCAÇÃO EM REVISTA. Alunos do Santa Dorotéia aprendem a empreender. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 100, p. 35, jun./jul. 2013. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/100. Acesso em: 13 set. 2020.

EDUCAÇÃO EM REVISTA. Como a sua instituição trabalha com as metodologias ativas? Educação em Revista, Porto Alegre, n. 128, p. 33, jun./jul. 2018. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/128. Acesso em: 13 set. 2020.

EDUCAÇÃO EM REVISTA. Palestras inspiradoras no Colégio Anchieta. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 126, p. 36, fev./mar. 2018. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/126. Acesso em: 13 set. 2020.

FEDRIZZI, A. A escola e os novos cenários. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 123, p. 22-26, ago. 2017. Disponível em: https://www.sinepe-

rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/123. Acesso em: 13 set. 2020.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2001.

FOUCAULT, M. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

FOUCAULT, M. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRAIMAN, L. Empreendedorismo e projeto de vida: 4º ano: Ensino Fundamental.

São Paulo: FTD, 2016.

GAMBA, V. Em busca da sintonia perfeita. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 98, p. 23, jun./jul. 2013. Disponível em: https://www.sinepe- rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/98. Acesso em: 13 set. 2020.

GAMBA, V. Empreendedorismo pode começar na sala de aula. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 120, p. 23-24, fev./mar. 2017. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/120. Acesso em: 13 set. 2020.

HORN, C. I.; FABRIS, E. T. H. A docência Designer na Educação Infantil. In: FABRIS, E. T. H.; DAL´IGNA, M. C.; SILVA, R. R. D. Modos de ser docente no Brasil Contemporâneo: articulações entre a pesquisa e formação. São Leopoldo, RS: Oikos, 2018.

LIMA, S.; FABRIS, E. T.; BAHIA, S. B. Docências contemporâneas na educação infantil: um ensaio sobre a posição do ensino. Educação em Foco, v. 24, n. 43, p. 104–127, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5182. Acesso em: 15 jun. 2022.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LOCKMANN, K.; MACHADO, R. Pátria educadora? uma análise das propostas para o ensino público brasileiro. Pro-Posições, v. 29, n. 1, p. 128-152, 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0020. Acesso em: 15 set. 2020.

LOPES, M. C. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 159-169, maio/ago. 2009.

MENGUE, A. P. Pedagogia Empreendedora: um estudo sobre o empresariamento de si a partir da metáfora sonho. Orientador: Viviane Klaus. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2019.

MORAES, R. M. Educação Empreendedora no Ensino Fundamental: uma investigação sobre o programa de educação empreendedora Sebrae – jovens empreendedores Primeiros Passos – JEEP em Pejuçara, RS. Orientador: Artur Eugênio Jacobus. 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2019.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos, e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014.

PASTORE, S. Ensino customizado: uma nova proposta pedagógica. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 112, p. 10, set./out. 2015. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em- revista/detalhe/112. Acesso em: 13 set. 2020.

PEREIRA, P. No Canadá, soft skills são protagonistas. Educação em Revista, Porto Alegre, n. 136, p. 23, jan./fev. 2020. Disponível em: https://www.sinepe- rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/136. Acesso em: 13 set. 2020.

PRYTOLUK, A. L. Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências. Orientador: Maria do Rocio Fontoura Teixeira. 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

RAZZOLINI FILHO, E. Administração de pequena e média empresa. Curitiba: IESDE; Brasil S.A, 2011.

RIO GRANDE DO SUL. Censo Escolar 2017 – Dados Finais. Porto Alegre: Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/srv/estatisticas.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 30 jun. 2022.

SILVA, I. D. C. Infantocracia: deslocamentos nas formas de compreender e viver o exercício do governamento infantil na racionalidade neoliberal. Orientador: Alfredo José Veiga-Neto. 2018. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

VEIGA-NETO, A. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, M. V. (org.). A Escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

VEIGA-NETO, A. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VEIGA-NETO, A.; SARAIVA, K. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e Educação Contemporânea. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 187-201, maio/ago. 2009.

Publicado

15/01/2024

Como Citar

PETRINI, S. G. M.; WANDERER, F. O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.16856. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16856. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos