O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16856Palavras-chave:
Empreendedorismo, Escolas privadas, Docente, Michel FoucaultResumo
O artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou examinar os modos de ser professor engendrados pela Educação em Revista (ER), endereçada aos docentes e gestores de instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul, quando aborda e incentiva o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação se vinculam ao campo pós-estruturalista, sobretudo às contribuições de Michel Foucault. O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista divulgados entre os anos de 2013 a 2020. A estratégia utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O exame das reportagens mostrou que: a) o empreendedorismo apresenta-se como um tema relevante e livre de questionamentos nas práticas pedagógicas das escolas privadas do RS; b) na ER há a constituição de um professor designer nas tramas das práticas empreendedoras, gerando um esmaecimento da docência.
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