Cenas educativas

Uma produção do sujeito “não-aprendente” na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18091

Palavras-chave:

Escola, Produção de sujeitos, Não-aprendentes

Resumo

O texto potencializa a análise de recortes de cenas educativas em que se busca dar visibilidade para o alargamento da produção de estudantes que, como territórios discursivos/corpos, constituem-se em, os/as quais chamaremos: “não aprendentes”. Sinaliza-se que como efeitos a produção destes sujeitos constitui-se no “borramento” das fronteiras de sujeitos que participam do processo de aprendizagem caracterizados/as na normalidade das classificações: “estudantes normais” e os/as estudantes produzidos/as como público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A problematização desenvolvida no texto buscar movimentar pistas para buscar compreender: como as práticas discursivas de cenas educativas inventam e agenciam sujeitos “não aprendentes”? Desse modo, considera-se a escola operando com as noções de performatividade e produção dos sujeitos, sinalizando que a produção de estudantes “não aprendentes” se caracteriza em uma outra categoria de processos de subjetivação operados na escola e nas práticas “ditas” pedagógicas.

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Biografia do Autor

Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Pós-graduação em Educação Nível Doutorado, professora da Educação Básica no Município de Santa Maria/RS (Orientanda).

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora da UFSM nos Programas de Pós-graduação em Educação e Políticas Públicas em Gestão Educacional. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão GEPE/UFSM (Orientadora).  

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa "Rizoma - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM) (Coorientador).

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Publicado

15/01/2024

Como Citar

RIBEIRO, E. T. L.; POSSA, L. B.; COSTA, J. M. da. Cenas educativas: Uma produção do sujeito “não-aprendente” na escola . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18091. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18091. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos