Espelho, espelho mau, como são as adaptações psicofísicas por meio do capital?

Reflexões sobre a Educação Física Escolar na perspectiva gramsciana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18092

Palavras-chave:

Corpo, Aspectos Psicossociais, Gramsci, Educação, Educação Física

Resumo

Gramsci fez importantes reflexões sobre as adaptações psicofísicas dos sujeitos em meio às novas exigências do mercado. Analisou o desenvolvimento de uma nova forma de organização das bases materiais de produção e das relações sociais. O Fordismo/Taylorismo objetivou o aumento da produtividade na indústria, que ajudou na construção da hegemonia do capital. O objetivo deste texto é apresentar as adaptações psicofísicas dos sujeitos influenciadas pelo capitalismo, do Fordismo ao Toyotismo, e delinear resumidamente como o corpo é tratado nas aulas de Educação Física e na escola. Conceitua preliminarmente a teoria gramsciana, tece considerações sobre as adaptações psicofísicas nos modelos de desenvolvimento e apresenta as implicações corporais dos indivíduos e suas relações cotidianas na escola. Conclui-se que contextualizar as práticas corporais na Educação Física requer maior profundidade. Por meio da compreensão dialética, os(as) alunos(as) podem desenvolver uma perspectiva crítica sobre as adaptações psicofísicas impostas pelo capitalismo e seus ideais corporais.

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Biografia do Autor

Felipe Machado Huguenin, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos, Instituto de Educação, UFRRJ. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

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Publicado

07/02/2024

Como Citar

HUGUENIN, F. M.; ALMEIDA, V. A. R. de; MORGADO, F. F. da R. Espelho, espelho mau, como são as adaptações psicofísicas por meio do capital? : Reflexões sobre a Educação Física Escolar na perspectiva gramsciana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18092. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18092. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos