O Neuromito dos estilos de aprendizagem

Percepção dos professores em formação de Ciências Biológicas na Universidade de Brasília, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18213

Palavras-chave:

Aprendizagem, Formação de Professores, Neurociência, Neuroeducação

Resumo

Nos últimos anos, a neurociência ganhou destaque no campo da educação. No entanto, aqueles que buscam aprender sobre neurociência por conta própria podem encontrar informações imprecisas ou concepções errôneas sobre os achados neurocientíficos, conhecidos como neuromitos. Um dos mitos mais difundidos entre os educadores é o dos Estilos de Aprendizagem, que sugere que os estudantes aprendem melhor quando a informação é apresentada de acordo com seu estilo preferido. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) em relação a esse neuromito. Para isso, um questionário on-line foi aplicado aos participantes. Os resultados indicaram que os estudantes têm uma visão positiva dos Estilos de Aprendizagem. Portanto, é necessário desmistificar esse neuromito no ambiente acadêmico, integrando o estudo da neurociência e dos neuromitos educacionais na formação inicial de professores por meio de cursos, projetos de pesquisa e atividades de extensão.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Vieira da Nóbrega, Universidade de Brasília

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB).

Natasha da Silva Melo, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB).

João Paulo Cunha de Menezes, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Núcleo de Educação Científica da Biologia, Instituo de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília.

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Publicado

29/02/2024

Como Citar

NÓBREGA, M. V. V. da; MELO, N. da S.; MENEZES, J. P. C. de. O Neuromito dos estilos de aprendizagem: Percepção dos professores em formação de Ciências Biológicas na Universidade de Brasília, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024027, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18213. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18213. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas