Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18233

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Análise de Redes Sociais, Rede de Amizade e Apoio, Resiliência Psicológica, Engajamento no Trabalho

Resumo

Estudantes de enfermagem e da área da saúde podem adquirir a capacidade de lidar com sucesso na adversidade, e a interação entre eles resulta em redes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferenças entre as medidas de centralidade, a partir da análise de redes sociais, do engajamento e da resiliência dos estudantes nos anos do curso. A pesquisa quantitativa e descritiva possibilitou a análise das redes de apoio e de amizade e do grau de resiliência e engajamento dos estudantes além da identificação da forma como os estudantes trocam informações acadêmicas e de amizade. Constatou-se que não há diferença nas medidas de engajamento e resiliência de estudantes de diferentes anos do curso de enfermagem, exceto para a dimensão absorção, e que existe uma relação entre a interação dos estudantes com o engajamento e a resiliência nos primeiros anos do curso de enfermagem. Os resultados podem ser aplicados às estratégias educativas e no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

Aline Bento Ambrósio Avelar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da USCS, Doutora em Administração.

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma instituição. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) - FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2002) – EAESP – FGV.

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Publicado

07/02/2024

Como Citar

AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024016, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18233. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18233. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos