Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18233Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Análise de Redes Sociais, Rede de Amizade e Apoio, Resiliência Psicológica, Engajamento no TrabalhoResumo
Estudantes de enfermagem e da área da saúde podem adquirir a capacidade de lidar com sucesso na adversidade, e a interação entre eles resulta em redes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferenças entre as medidas de centralidade, a partir da análise de redes sociais, do engajamento e da resiliência dos estudantes nos anos do curso. A pesquisa quantitativa e descritiva possibilitou a análise das redes de apoio e de amizade e do grau de resiliência e engajamento dos estudantes além da identificação da forma como os estudantes trocam informações acadêmicas e de amizade. Constatou-se que não há diferença nas medidas de engajamento e resiliência de estudantes de diferentes anos do curso de enfermagem, exceto para a dimensão absorção, e que existe uma relação entre a interação dos estudantes com o engajamento e a resiliência nos primeiros anos do curso de enfermagem. Os resultados podem ser aplicados às estratégias educativas e no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde.
Downloads
Referências
AMSRUD, K E.; LYBERG, A.; SEVERINSSON, E. Development of resilience in nursing students: a systematic qualitative review and thematic synthesis. Nurse education in practice, [S. l.], v. 41, p. 102621, 2019.
AYALA, J. C.; MANZANO, G. Academic performance of first-year university students: the influence of resilience and engagement. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 37, n. 7, p. 1321-1335, 2018.
BRAGA, N. L.; MACIEL, R. H. Panorama Brasileiro de publicações sobre análise de redes sociais. Desafio. v. 8 n. 2. 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/8990. Acesso em: 02 jan. 2022.
BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. Ucinet for Windows: software for social network analysis. Harvard, MA: Analytic Technologies, 2002. Disponível em: https://sites.google.com/site/ucinetsoftware/home. Acesso em: 20 de maio de 2019.
BORGATTI, S. P. et al. Network analysis in the social sciences. Science, [S. l.], v. 323, n. 5916, p. 892-895, 2009.
BRASS, D. J.; KRACKHARDT, D. M. Power, politics, and social networks in organizations. In: FERRIS, G. R., TREAWAY, D. C. Politics in Organizations. New York: Routledge, 2012. p. 355-375. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780203197424. Acesso em: 02 jan. 2022.
CADIME, I. et al. Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university students. European Journal of Developmental Psychology, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 254–263, 2016.
CONNOR, K. M.; DAVIDSON, J. R. T. Development of a new resilience scale: the Connor‐Davidson resilience scale (CD‐RISC). Depression and anxiety, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 76-82, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12964174/. Acesso em: 02 jan. 2022.
COSTA, E. D. S. et al. Análise das relações e ações conjuntas entre as empresas do APL têxtil da região metropolitana de São Paulo: contribuições para o seu crescimento. Interações, Campo Grande, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 401-415, 2018.
DAN, X. et al. Professional nursing practice environment and work engagement: the mediating roles of self-efficacy and achievement motivation. Journal of Nursing Research, [S. l.], v. 31 n. 4 p. e285, 2023.
DE CLERCQ, M. et al. Achievement among first-year university students: an integrated and contextualised approach. European Journal of Psychology of Education, [S. l.], v. 28, n. 3, p.641–662, 2012.
FAUST, K. Centrality in affiliation networks. Social networks, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 157-191, 1997. Disponível em: doi:10.1016/S0378-8733(96)00300-0. Acesso em: 02 jan. 2022.
FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, E. et al. Social networks, engagement and resilience in university students. International journal of environmental research and public health, [S. l.], v. 14, n.12, p. 1488, 2017.
GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: the problem of embeddedness. In: The sociology of economic life. [S. l.]: Routledge, 2018. p. 22-45, Disponível em: 10.1002/9780470755679.ch5. Acesso em: 02 jan. 2022.
GRUNSPAN, D. Z.; WIGGINS, B. L.; GOODREAU, S. M. Understanding classrooms through social network analysis: A primer for social network analysis in education research. CBE—Life Sciences Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 167-178, 2014.
HANNEMAN, R. A.; RIDDLE, M. Introduction to social network methods. 2005. Disponível em: http://faculty.ucr.edu/~hanneman/nettext/. Acesso em: 02 jan. 2022.
LÓPEZ-ALONSO, A. et al. Approaches to learning, engagement, leisure and past performance. A proposal for a model. Bordon, [S. l.], v. 68, n. 4, p. 67-88, 2016.
MARQUÉS-SÁNCHEZ, P. et al. A cooperative interdisciplinary task intervention with undergraduate nursing and computer engineering students. Sustainability, [S. l.], v. 11, p. 6325, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11226325. Acesso em: 02 jan. 2022.
MEYER, G.; SHATTO, B. Resilience and transition to practice in direct entry nursing graduates. Nurse education in practice, [S. l.], v. 28, p. 276-279, 2018.
PIMMER, C. R. et al. Instant messaging and nursing students' clinical learning experience. Nurse education today, [S. l.], v. 64, p. 119-124, 2018.
RAYLE, A. D.; KURPIUS, S. E. R.; ARREDONDO, P. Relationship of self-beliefs, social support, and university comfort with the academic success of freshman college women. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 325-343, 2006.
RÍOS-RISQUEZ, M. I. et al. An exploratory study of the relationship between resilience, academic burnout and psychological health in nursing students. Contemporary nurse, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 430-439, 2016.
SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. UWES Utrecht work engagement scale preliminary manual. Occupational Health Psychology Unit, [S. l.], 2003.
SILVA, A. S.; AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Transferência de responsabilidade de pacientes: uma aplicação da análise de redes sociais. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 103-123, 2013.
THOMAS, L. J.; REVELL, S. H. Resilience in nursing students: an integrative review. Nurse education today, [S. l.], v. 36, p. 457-462, 2016.
TURNER, M.; HOLDSWORTH, S.; SCOTT-YOUNG, C. M. Resilience at university: the development and testing of a new measure. Higher education research & development, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 386-400, 2017.
WALSH, P. et al. Learning and teaching approaches promoting resilience in student nurses: an integrated review of the literature. Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 45, 2020.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. El análisis de redes sociales en las ciencias sociales y del comportamiento. In: WASSERMAN, S., FAUST, K. Análisis de Redes Sociales: métodos y aplicaciones, 1. ed. Centro de Investigaciones Sociológicas: Madrid, Spain, 2013. p. 35–58. ISBN 9788474766318, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Bento Ambrósio Avelar, Milton Carlos Farina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.