Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18233

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Análise de Redes Sociais, Rede de Amizade e Apoio, Resiliência Psicológica, Engajamento no Trabalho

Resumo

Estudantes de enfermagem e da área da saúde podem adquirir a capacidade de lidar com sucesso na adversidade, e a interação entre eles resulta em redes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferenças entre as medidas de centralidade, a partir da análise de redes sociais, do engajamento e da resiliência dos estudantes nos anos do curso. A pesquisa quantitativa e descritiva possibilitou a análise das redes de apoio e de amizade e do grau de resiliência e engajamento dos estudantes além da identificação da forma como os estudantes trocam informações acadêmicas e de amizade. Constatou-se que não há diferença nas medidas de engajamento e resiliência de estudantes de diferentes anos do curso de enfermagem, exceto para a dimensão absorção, e que existe uma relação entre a interação dos estudantes com o engajamento e a resiliência nos primeiros anos do curso de enfermagem. Os resultados podem ser aplicados às estratégias educativas e no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Bento Ambrósio Avelar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da USCS, Doutora em Administração.

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma instituição. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) - FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2002) – EAESP – FGV.

Referências

AMSRUD, K E.; LYBERG, A.; SEVERINSSON, E. Development of resilience in nursing students: a systematic qualitative review and thematic synthesis. Nurse education in practice, [S. l.], v. 41, p. 102621, 2019.

AYALA, J. C.; MANZANO, G. Academic performance of first-year university students: the influence of resilience and engagement. Higher Education Research & Development, [S. l.], v. 37, n. 7, p. 1321-1335, 2018.

BRAGA, N. L.; MACIEL, R. H. Panorama Brasileiro de publicações sobre análise de redes sociais. Desafio. v. 8 n. 2. 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/8990. Acesso em: 02 jan. 2022.

BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. Ucinet for Windows: software for social network analysis. Harvard, MA: Analytic Technologies, 2002. Disponível em: https://sites.google.com/site/ucinetsoftware/home. Acesso em: 20 de maio de 2019.

BORGATTI, S. P. et al. Network analysis in the social sciences. Science, [S. l.], v. 323, n. 5916, p. 892-895, 2009.

BRASS, D. J.; KRACKHARDT, D. M. Power, politics, and social networks in organizations. In: FERRIS, G. R., TREAWAY, D. C. Politics in Organizations. New York: Routledge, 2012. p. 355-375. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780203197424. Acesso em: 02 jan. 2022.

CADIME, I. et al. Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university students. European Journal of Developmental Psychology, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 254–263, 2016.

CONNOR, K. M.; DAVIDSON, J. R. T. Development of a new resilience scale: the Connor‐Davidson resilience scale (CD‐RISC). Depression and anxiety, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 76-82, 2003. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12964174/. Acesso em: 02 jan. 2022.

COSTA, E. D. S. et al. Análise das relações e ações conjuntas entre as empresas do APL têxtil da região metropolitana de São Paulo: contribuições para o seu crescimento. Interações, Campo Grande, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 401-415, 2018.

DAN, X. et al. Professional nursing practice environment and work engagement: the mediating roles of self-efficacy and achievement motivation. Journal of Nursing Research, [S. l.], v. 31 n. 4 p. e285, 2023.

DE CLERCQ, M. et al. Achievement among first-year university students: an integrated and contextualised approach. European Journal of Psychology of Education, [S. l.], v. 28, n. 3, p.641–662, 2012.

FAUST, K. Centrality in affiliation networks. Social networks, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 157-191, 1997. Disponível em: doi:10.1016/S0378-8733(96)00300-0. Acesso em: 02 jan. 2022.

FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, E. et al. Social networks, engagement and resilience in university students. International journal of environmental research and public health, [S. l.], v. 14, n.12, p. 1488, 2017.

GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: the problem of embeddedness. In: The sociology of economic life. [S. l.]: Routledge, 2018. p. 22-45, Disponível em: 10.1002/9780470755679.ch5. Acesso em: 02 jan. 2022.

GRUNSPAN, D. Z.; WIGGINS, B. L.; GOODREAU, S. M. Understanding classrooms through social network analysis: A primer for social network analysis in education research. CBE—Life Sciences Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 167-178, 2014.

HANNEMAN, R. A.; RIDDLE, M. Introduction to social network methods. 2005. Disponível em: http://faculty.ucr.edu/~hanneman/nettext/. Acesso em: 02 jan. 2022.

LÓPEZ-ALONSO, A. et al. Approaches to learning, engagement, leisure and past performance. A proposal for a model. Bordon, [S. l.], v. 68, n. 4, p. 67-88, 2016.

MARQUÉS-SÁNCHEZ, P. et al. A cooperative interdisciplinary task intervention with undergraduate nursing and computer engineering students. Sustainability, [S. l.], v. 11, p. 6325, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11226325. Acesso em: 02 jan. 2022.

MEYER, G.; SHATTO, B. Resilience and transition to practice in direct entry nursing graduates. Nurse education in practice, [S. l.], v. 28, p. 276-279, 2018.

PIMMER, C. R. et al. Instant messaging and nursing students' clinical learning experience. Nurse education today, [S. l.], v. 64, p. 119-124, 2018.

RAYLE, A. D.; KURPIUS, S. E. R.; ARREDONDO, P. Relationship of self-beliefs, social support, and university comfort with the academic success of freshman college women. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 325-343, 2006.

RÍOS-RISQUEZ, M. I. et al. An exploratory study of the relationship between resilience, academic burnout and psychological health in nursing students. Contemporary nurse, [S. l.], v. 52, n. 4, p. 430-439, 2016.

SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. UWES Utrecht work engagement scale preliminary manual. Occupational Health Psychology Unit, [S. l.], 2003.

SILVA, A. S.; AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Transferência de responsabilidade de pacientes: uma aplicação da análise de redes sociais. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 103-123, 2013.

THOMAS, L. J.; REVELL, S. H. Resilience in nursing students: an integrative review. Nurse education today, [S. l.], v. 36, p. 457-462, 2016.

TURNER, M.; HOLDSWORTH, S.; SCOTT-YOUNG, C. M. Resilience at university: the development and testing of a new measure. Higher education research & development, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 386-400, 2017.

WALSH, P. et al. Learning and teaching approaches promoting resilience in student nurses: an integrated review of the literature. Nurse Education in Practice, [S. l.], v. 45, 2020.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. El análisis de redes sociales en las ciencias sociales y del comportamiento. In: WASSERMAN, S., FAUST, K. Análisis de Redes Sociales: métodos y aplicaciones, 1. ed. Centro de Investigaciones Sociológicas: Madrid, Spain, 2013. p. 35–58. ISBN 9788474766318, 2013.

Publicado

07/02/2024

Como Citar

AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024016, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18233. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18233. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos