DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O USO DO CHAT GPT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18594

Palavras-chave:

Chat GPT, Educação Matemática, Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação e comunicação

Resumo

O objetivo desse artigo é identificar os principais desafios e oportunidades associados ao uso do Chat GPT como ferramenta de apoio à pesquisa em Educação Matemática. Para tanto, realizamos uma entrevista com a Inteligência Artificial Chat GPT4. Os resultados indicam que o Chat GPT é uma ferramenta promissora baseada em inteligência artificial com potencial para auxiliar na pesquisa e ensino em educação matemática. Entretanto, seu uso responsável e ético requer consideração cuidadosa de seus desafios, limitações e oportunidades. A supervisão humana e a integração com outras metodologias de pesquisa são fundamentais para equilibrar o uso dessa tecnologia com abordagens pedagógicas. Por fim, promover a equidade e a inclusão são essenciais para garantir que todos os alunos tenham acesso à tecnologia e se beneficiem de seu potencial.

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Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará - UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará - UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Educação do Campo - ênfase em Matemática e Sistema de Informação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2017) e graduação em Pedagogia - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2014). Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) - Marabá, Técnico Pedagógico e Formador de Professores (SEMED) Itupiranga. Tem experiência na área de Educação do Campo com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Matemática. Ensino de Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. Atualmente Participa do Projeto: Letramentos Matemático e Científico na Formação e na Prática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental IEMCI/UFPA(2019). É membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia (GPEMAZON), do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq: Alfabetização, Letramento e Práticas em Linguagens Docentes na Amazônia (ALLEPLIDA), ainda do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática.

Marcos Guilherme Moura-Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2014). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2011). É Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), atuando na graduação pela Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA) e líder do grupo de NeuroEducação Matemática vinculado ao diretório de grupos do CNPq. Investiga temas relacionados à Mente, Cérebro e Educação, e formação de professores que ensinam matemática.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA – Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, ensino da matemática e neuro ciência e educação matemática.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

BARREIRA, J. S.; MOURA-SILVA, M. G.; GONÇALVES, T. O. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O USO DO CHAT GPT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024084, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18594. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18594. Acesso em: 6 out. 2024.