QUATORZE ANOS CONSECUTIVOS LECIONANDO RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO UM NOVO OLHAR EM ALUNOS DE DIFERENTES FORMAÇÕES DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino na Pós-Graduação, Recuperação de Ambientes Degradados, Treinamento para Restauração de Ambientes DegradadosResumo
Considerando o elevado índice de degradação ambiental em todo o mundo, e por outro lado, (i) a necessidade de desenvolver e executar projetos, programas e ações voltadas à recuperação ambiental (RE) e (ii) o momento que vivemos (década da Restauração Ecológica estabelecida pela ONU), presumimos ser oportuno divulgar ações de ensino e formação de pessoas em assuntos relacionados ao tema. Assim, temos os resultados de um período de quatorze anos dedicados ao ensino de ER como disciplina para alunos de pós-graduação de uma universidade pública brasileira. De 2009 a 2022, 184 alunos de 29 formações acadêmicas diferentes concluíram o curso. O curso consolida uma integração de conceitos relacionados à Recuperação de Ambientes Degradados, proporcionando ao aluno a oportunidade de inserir conceitos sobre ER em seus projetos acadêmicos, aplicar os conceitos em sua vida profissional e ter uma visão diferenciada sobre o processo de degradação ambiental.
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