QUATORZE ANOS CONSECUTIVOS LECIONANDO RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO UM NOVO OLHAR EM ALUNOS DE DIFERENTES FORMAÇÕES DE GRADUAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Ensino na Pós-Graduação, Recuperação de Ambientes Degradados, Treinamento para Restauração de Ambientes Degradados

Resumo

Considerando o elevado índice de degradação ambiental em todo o mundo, e por outro lado, (i) a necessidade de desenvolver e executar projetos, programas e ações voltadas à recuperação ambiental (RE) e (ii) o momento que vivemos (década da Restauração Ecológica estabelecida pela ONU), presumimos ser oportuno divulgar ações de ensino e formação de pessoas em assuntos relacionados ao tema. Assim, temos os resultados de um período de quatorze anos dedicados ao ensino de ER como disciplina para alunos de pós-graduação de uma universidade pública brasileira. De 2009 a 2022, 184 alunos de 29 formações acadêmicas diferentes concluíram o curso. O curso consolida uma integração de conceitos relacionados à Recuperação de Ambientes Degradados, proporcionando ao aluno a oportunidade de inserir conceitos sobre ER em seus projetos acadêmicos, aplicar os conceitos em sua vida profissional e ter uma visão diferenciada sobre o processo de degradação ambiental.

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Biografia do Autor

Alexandre Marco da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sorocaba – SP, Brazil.

Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, Unesp.

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Publicado

11/09/2024

Como Citar

DA SILVA, A. M. QUATORZE ANOS CONSECUTIVOS LECIONANDO RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO UM NOVO OLHAR EM ALUNOS DE DIFERENTES FORMAÇÕES DE GRADUAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024110, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18671. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos