DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS FENOMENOLÓGICAS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18999Palavras-chave:
Formação inicial de professores de Matemática, Tarefas matemáticas, Integração da tecnologia, Fenomenologia didáticaResumo
A fenomenologia didática está presente nos currículos escolares que promovem uma abordagem funcional da Matemática, onde se procura a resolução de tarefas contextualizadas em fenómenos reais que tornem evidente a aplicação da Matemática para compreender, interpretar e resolver problemas. O design destas tarefas é uma atividade do professor de Matemática, pelo que é relevante que os programas de formação inicial de professores de Matemática ofereçam oportunidades para elaborar tarefas que respondam a estas exigências. Este texto tem como objetivo analisar a operacionalização dos princípios que norteiam o desenho de tarefas matemáticas fenomenológicas com integração de tecnologia, com base no modelo do Ciclo Fenomenológico Escolar (CFE) no contexto da formação inicial de professores de Matemática. Os resultados aqui apresentados fazem parte de um estudo desenvolvido durante três anos seguindo uma metodologia qualitativa. Neste caso, é apresentada a análise de duas tarefas matemáticas, cujos resultados mostram as diferentes considerações matemáticas e didático-matemáticas no design de tarefas para o ensino de função linear.
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