DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS FENOMENOLÓGICAS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18999

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, Tarefas matemáticas, Integração da tecnologia, Fenomenologia didática

Resumo

A fenomenologia didática está presente nos currículos escolares que promovem uma abordagem funcional da Matemática, onde se procura a resolução de tarefas contextualizadas em fenómenos reais que tornem evidente a aplicação da Matemática para compreender, interpretar e resolver problemas. O design destas tarefas é uma atividade do professor de Matemática, pelo que é relevante que os programas de formação inicial de professores de Matemática ofereçam oportunidades para elaborar tarefas que respondam a estas exigências. Este texto tem como objetivo analisar a operacionalização dos princípios que norteiam o desenho de tarefas matemáticas fenomenológicas com integração de tecnologia, com base no modelo do Ciclo Fenomenológico Escolar (CFE) no contexto da formação inicial de professores de Matemática. Os resultados aqui apresentados fazem parte de um estudo desenvolvido durante três anos seguindo uma metodologia qualitativa. Neste caso, é apresentada a análise de duas tarefas matemáticas, cujos resultados mostram as diferentes considerações matemáticas e didático-matemáticas no design de tarefas para o ensino de função linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fabián Gutiérrez-Fallas, Universidade da Costa Rica (UCR), San José – Costa Rica.

Professor e Pesquisador do Departamento de Educação Matemática da Escola de Matemática da UCR.

Referências

ASSOCIATION OF MATHEMATICS TEACHER EDUCATORS (AMTE). AMTE technology position statement: preparing teacher to use technology to enhance the learning of mathematics. Homepage. Raleigh, NC, 2006.

CAÑADAS, M.; GÓMEZ, P. Apuntes sobre análisis de contenido. Módulo 2 de MAD. Bogotá: Universidad de los Andes, 2013.

COUTINHO, C. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas, teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina. 2011.

FREUDENTHAL, H. Didactical Phenomenology of Mathematical Structures. Dordrecht: Reidel, 1983.

GÓMEZ, P.; CAÑADAS, M. C. La fenomenología en la formación de profesores de matemáticas. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, [S. l.], v. 2, n. especial, p. 78–89, 2011. DOI: 10.18175/vys2.especial.2011.05.

GÓMEZ, P.; RICO, L. Integration of didactical knowledge and mathematical content knowledge in pre-service teacher training. In: ICME, 10., 2004. Anais […]. Copenhague, Dinamarca, 2004.

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F. Taller: Diseño de tareas matemáticas fenomenológicas para la enseñanza y el aprendizaje de las Funciones. In: CIAEM, 16., 2023. Anais […]. Lima, Perú, 2023.

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F.; HENRIQUES, A. (2018). O TPACK de futuros professores na adaptação de tarefas matemáticas. In: A. PEDRO, J. PIEDADE, J. F. MATOS, N. DOROTEA; N. PEDRO (org.). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. p. 553-565.

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F.; HENRIQUES, A. Princípios de design de uma experiência baseada no TPACK na formação inicial de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, e021006, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661780.

HIEBERT, J., MORRIS, A. K.; GLASS, B. Learning to learn to teach: An “experiment” model for teaching and teacher preparation in mathematics. Journal of Mathematics Teacher Education, [S. l.], v. 6, 2003, pp. 201-222.

KOEHLER, M.; MISHRA, P.; KERELUIK, K.; SHIN, T. S.; GRAHAM, C. The technological pedagogical content knowledge framework. In: SPECTOR, J.; MERRILL, M.; ELEN, J.; BISHOP, M. (org.). Handbook of research on educational communications and technology. New York, NY: Springer, 2014. p. 101-111.

LEUNG, A. Exploring techno-pedagogic task design in the mathematics classroom. In: LEUNG, A.; BACCAGLINI-FRANK, A. (org.). Digital technologies in designing mathematics education tasks: potential and pitfalls. Cham: Springer, 2017. p. 3-16.

LLINARES, S. Aprender a enseñar Matemática en la enseñanza secundaria: Relación dialéctica entre el conocimiento teórico y práctico. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, [S. l.], v. 32, 1998. p. 117-127.

LUPIAÑEZ, J. Espectativas de aprendizaje y planificación curricular en un programa de formación inicial de profesores de matemáticas de secundaria. 2009. Tesis (Doctoral) – Universidad de Granada, Granada, 2009.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for integrating technology in teachers’ knowledge. Teachers College Record, [S. l.], v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston, VA: NCTM, 2014.

NIESS, M. L. Rethinking pre-service mathematics teachers’ preparation: technological, pedagogical and content knowledge (TPACK). In: POLLY, D.; MIMS, C.; PERSICHITTE, K. (org.). Developing technology-rich, teacher education programs: key issues. Hershey, PA: IGI Global, 2012. p. 316-336.

OCDE. PISA 2006. Marco de la Evaluación. Conocimientos y habilidades en Ciencias, Matemáticas y Lecturas. Madrid: Ministerio de Educación, 2006.

PENALVA, M. C.; LLINARES, S. Tareas matemáticas en la educación secundaria. In: GOÑI, J. M. (ed.). Didáctica de las matemáticas. GRAO: Barcelona, 2011. p. 27-74.

PONTE, J. P. Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In: PLANAS, N. (org.). Educación matemáticas: teoría, critica y prática. Barcelona: Graó, 2012. p. 83-98.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (APM). Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) (org.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 11-34.

PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Preservice mathematics teachers’ knowledge and development. In: ENGLISH, L. (org.). Handbook of international research in mathematics education. 2. ed. New York, EUA: Routledge, 2008. p. 225-263.

RICO, L.; LUPIÁÑEZ, J. L. Competencias matemáticas desde una perspectiva curricular. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

SERRAZINA, L. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 266-283, 2012.

SIMON, M. The challenge of mathematics teacher education in the area of mathematics education reform. In: JAWORSKI, B.; WOOD, T. (org.), International Handbook of Mathematics Teacher Education, The Mathematics Teacher Educator as a Developing professional. Rotterdam, The Netherlands: Sense, 2008. v. 4, p. 17-29.

SWARS, S. L., SMITH, S. Z., SMITH, M. E.; HART, L. C. A longitudinal study of effects of a developmental teacher preparation program on elementary prospective teachers’ mathematics beliefs. Journal of Mathematics Teacher Education, [S. l.], v. 12, p. 47–66, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F. DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS FENOMENOLÓGICAS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024074, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18999. Acesso em: 27 jul. 2024.