Zilda Arns, uma intelectual militante e sua relação com a Educação Popular e a Pastoral da Criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19072

Palavras-chave:

Zilda Arns, Pastoral da Criança, Educação Popular, Paulo Freire

Resumo

O artigo objetiva apresentar a médica Zilda Arns como mulher intelectual e sua relação com a Pastoral da Criança e a Educação Popular. Para tal compilação, será apresentada a trajetória de vida de Zilda Arns articulada ao contexto histórico da Pastoral da Criança e da Educação Popular. A pergunta norteadora da pesquisa é: Qual a relação da intelectual Zilda Arns com a Pastoral da Criança e a Educação Popular? O aporte teórico está centrado em Paulo Freire (1967; 1970; 1982; 1989; 2005; 2007), Zilda Arns (1996; 2003; 2000; 2010), Brandão (1984; 2005), Orlando (2021), Sapiro (2012) e Batalha (2003). O método utilizado para o desenvolvimento do estudo foi a hermenêutica fenomenológica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que Zilda Arns foi uma intelectual militante, que aproximou sua visão de mundo ao pensamento de Paulo Freire, teórico prático da Educação Popular, e assim implementou a Pastoral da Criança, por meio do diálogo e conscientização.

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Biografia do Autor

Adriana Thomé, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Evelyn de Almeida Orlando, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação – EDU /UERJ.

Peri Mesquida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor Titular e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Ciências da Educação (UNIGENÈVE) – Suíça.

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Publicado

26/02/2024

Como Citar

THOMÉ, A.; ORLANDO, E. de A.; MESQUIDA, P. Zilda Arns, uma intelectual militante e sua relação com a Educação Popular e a Pastoral da Criança . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024023, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19072. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19072. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos