Aplicação da Inteligência Artificial na pedagogia indígena: um estudo de caso em Educação Básica

Autores

  • Ilma Rodrigues de Souza Fausto Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3850-5066
  • Fabiana Rodrigues Leta Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6210-3078
  • Ruth Maria Mariani Braz Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2224-9643

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, criação de imagens, professores indígenas, robótica educacional

Resumo

Este estudo investiga a aplicação de ferramentas de IA por professores indígenas em um curso de formação continuada, enfatizando a valorização cultural e o desenvolvimento de competências digitais. O curso adotou uma abordagem interativa, com sessões práticas e dinâmicas que envolvem ativamente os professores indígenas. Isso permitiu a aplicação imediata dos conceitos aprendidos em seus próprios contextos educacionais e culturais, promovidos pela etnoinformática. O curso valorizou e fortaleceu a cultura indígena, incentivando os professores a incorporar elementos e simbologias de suas tradições nos conteúdos e atividades desenvolvidos com o apoio da inteligência artificial.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1932101

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Biografia do Autor

Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil

Possui vasta experiência e sólida formação acadêmica na área de Educação e Tecnologia. Atualmente, está matriculada no Programa de Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn-UFF), com tese em andamento. Também é Mestre em Educação Escolar (PPGEEPROF-UNIR). Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa TechBridge, com foco em Tecnologia Assistiva, Robótica, Inclusão Social e Digital, especialmente em Formação e Inclusão Digital Sustentável para Educação Básica e Povos Indígenas.

Fabiana Rodrigues Leta, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil

Doutorado em Engenharia Mecânica.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Niterói, RJ, Brasil

É Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense na área de ensino. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tem pós-doc no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciona no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordena o projeto Galileu Galilei, faz parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, é um dos membros da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

FAUSTO, I. R. de S.; LETA, F. R.; BRAZ, R. M. M. Aplicação da Inteligência Artificial na pedagogia indígena: um estudo de caso em Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19321, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19321. Acesso em: 5 dez. 2025.