Novos saberes curriculares na educação profissional por meio do saber ambiental, às margens do Taquari no Pantanal Sul-mato-grossense
Palavras-chave:
atividade integradora, ensino médio integrado, saber tradicional, saber científico, ação socioambientalResumo
O currículo integrado no Ensino Médio dos Institutos Federais tem sido apontado como um grande desafio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), exigindo dos professores, o desenvolvimento de atividades que contemplem os conhecimentos científicos e outros saberes, de forma a integrar escola-comunidade, em prol do desenvolvimento de ações de caráter socioeconômico, cultura e ambiental. Neste estudo, buscamos o Saber Ambiental como fundamento para a construção curricular, tomando a realidade local de uma unidade do IFMS como base para alcançar a integração curricular e uma formação integral e humana. A utilização do Círculo de Cultura como aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento de uma Atividade Integradora permite compor saberes interdisciplinares e outros saberes importantes para a escola e a comunidade, favorecendo a reflexão-ação reflexão dos envolvidos, diante dos desafios sócio-econômico-ambientais locais.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1937901
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