Novos saberes curriculares na educação profissional por meio do saber ambiental, às margens do Taquari no Pantanal Sul-mato-grossense

Autores

Palavras-chave:

atividade integradora, ensino médio integrado, saber tradicional, saber científico, ação socioambiental

Resumo

O currículo integrado no Ensino Médio dos Institutos Federais tem sido apontado como um grande desafio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), exigindo dos professores, o desenvolvimento de atividades que contemplem os conhecimentos científicos e outros saberes, de forma a integrar escola-comunidade, em prol do desenvolvimento de ações de caráter socioeconômico, cultura e ambiental. Neste estudo, buscamos o Saber Ambiental como fundamento para a construção curricular, tomando a realidade local de uma unidade do IFMS como base para alcançar a integração curricular e uma formação integral e humana. A utilização do Círculo de Cultura como aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento de uma Atividade Integradora permite compor saberes interdisciplinares e outros saberes importantes para a escola e a comunidade, favorecendo a reflexão-ação-reflexão dos envolvidos, diante dos desafios sócio-econômico-ambientais locais.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1937901

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Biografia do Autor

Marcela Rubim Schwab Leite Rodrigues, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Pedagoga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul/IFMS (Brasil) campus Coxim

Adriana Lauxen, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; professora do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede municipal e estadual no município de Campo Grande - MS

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora/pesquisadora no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências, nas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

RODRIGUES, M. R. S. L.; LAUXEN, A.; WIZIACK, S. R. de C. Novos saberes curriculares na educação profissional por meio do saber ambiental, às margens do Taquari no Pantanal Sul-mato-grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19379, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19379. Acesso em: 14 jan. 2025.