O estágio rural e a significação do cuidado de enfermagem às pessoas ribeirinhas amazônicas

Autores

  • Iago Orleans Pinheiro Monteiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Vitória, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2173-0921
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2965-5409
  • Luciane Sá de Andrade Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8703-7919

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Estágio, População Rural, Cuidado de Enfermagem

Resumo

Este estudo objetivou analisar a repercussão das vivências no estágio rural para a significação do cuidado às pessoas ribeirinhas por acadêmicos do último ano do curso de graduação de enfermagem das universidades públicas do estado do Amazonas. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, por meio da abordagem histórico-cultural de Vigotski com estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas que vivenciaram o estágio rural. Os estudantes participaram do estudo em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma redação; e, na segunda, grupo focal. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática de Braun e Clarke. Os resultados apontam que o estágio rural se destaca como uma estratégia pedagógica que possibilita ao estudante de enfermagem: o reconhecimento das peculiaridades sociais, econômicas, culturais e geográficas do território ribeirinho; o aprendizado com sua população; e a vivência de trabalhar saúde nesse contexto, com práticas de cuidado muito específicas e concernentes àquela realidade. 

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1941901

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Biografia do Autor

Iago Orleans Pinheiro Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Vitória, PE, Brasil

Enfermeiro, Doutor em Ciências pela EERP/USP, Professor do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA). Recife-PE.

Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Pedagoga, Doutora em Educação pela FEUSP, Professora Associada na Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Luciane Sá de Andrade, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Psicóloga, Doutora em Educação pela UNB, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP/USP. Ribeirão Preto- SP.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

MONTEIRO, I. O. P.; GONÇALVES, M. F. C.; ANDRADE, L. S. de. O estágio rural e a significação do cuidado de enfermagem às pessoas ribeirinhas amazônicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19419, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19419. Acesso em: 17 jul. 2025.