O estágio rural e a significação do cuidado de enfermagem às pessoas ribeirinhas amazônicas
Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Estágio, População Rural, Cuidado de EnfermagemResumo
Este estudo objetivou analisar a repercussão das vivências no estágio rural para a significação do cuidado às pessoas ribeirinhas por acadêmicos do último ano do curso de graduação de enfermagem das universidades públicas do estado do Amazonas. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, por meio da abordagem histórico-cultural de Vigotski com estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas que vivenciaram o estágio rural. Os estudantes participaram do estudo em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma redação; e, na segunda, grupo focal. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática de Braun e Clarke. Os resultados apontam que o estágio rural se destaca como uma estratégia pedagógica que possibilita ao estudante de enfermagem: o reconhecimento das peculiaridades sociais, econômicas, culturais e geográficas do território ribeirinho; o aprendizado com sua população; e a vivência de trabalhar saúde nesse contexto, com práticas de cuidado muito específicas e concernentes àquela realidade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1941901
Downloads
Referências
BARACUHY, B. Os fundamentos da geopolítica clássica: Mahan, Mackinder, Spykman. Brasília, Editora FUNAG, 2021.
BRASIL, G.B.; SANTOS, D.K.A.; NOGUEIRA, L.M.V.; RODRIGUES, I.L.A. Modo de vida ribeirinho e a longitudinalidade do cuidado na atenção primária em saúde. Revista Saúde (Santa Maria), v. 42, n.1, p. 31-38, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/17186. Acesso em: 28 set. 2023.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 10 out. 2023.
CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa: contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis, Ed. Vozes, 2017.
CASAGRANDE, I. O processo de aprendizagem e desenvolvimento em Vygotsky. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e3464, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n2-095. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/3464. Acesso em: 22 may. 2024.
CORBELLINI, V. L.; SANTOS, B.R.L.; OJEDA, B.S.; GERHART, L.M.; EIDT, O.R.; STEIN, S.C.; MELLO, D.T. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, p. 555-560, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/7hZWYKHqpX9nFQ3SPKy3qzC/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2024.
ESTEVES, L. S. F.; CUNHA, I.C.K.O.; BOHOMOL, E.; NEGRI, E.C. O estágio curricular supervisionado na graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1740-1750, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/hgb8TZmmq8hB6vJ87XtFGWC/?lang=pt&format=html. Acesso em: 16 out. 2023.
FRANCO, E. C.; SANTO, C.E.; ARAKAWA, A.M.; XAVIER, A.; FRANÇA, M.L.; OLIVEIRA, A.N.; MACHADO, M.A.M.P.; BASTOS, R.S.; BASTOS, J.R.M.; CALDANA, M.L. Health promotion on amazonic riverside population: Experience report. Revista CEFAC, v. 17, p. 1521-1530, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/fm3wGQQnWsgjr5Lpkjvp7jt/?lang=en. Acesso em: 09 mar. 2024.
GAMA, A. S. M.; FERNANDES, T.G.;PARENTE, R.C.P.; SECOLI, S.R. Inquérito de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. e00002817, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/nWyTKM4WRV5Gxr4pSVT4Mnp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jan. 2024.
GÓES, M.C.R.; CRUZ, M. N. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 31–45, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643627. Acesso em: 25 mar. 2024.
HAYS, C.; DEVINE, S.; GLASS, B.D. Exploring the nursing student experience at a remote Australian university campus: a qualitative study. BMC Nurs 21, 211, 2022. Disponível em: https://bmcnurs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12912-022-00996-x. Acesso em 26 de junho de 2024.
KOLAHDOUZAN, M.; MAHMOUDIEH, M.; RASTI, M.; OMID, A.; ROSTAMI, A.; NIKOO, Y. O efeito do ensino baseado em casos e métodos de sala de aula invertida em comparação com o método de aula expositiva na aprendizagem e satisfação de estudantes de estágio em cirurgia. Revista de educação e promoção da saúde, p. 256, 2020. Disponível em: https://journals.lww.com/jehp/fulltext/2020/09000/the_effect_of_case_based_teaching_and_flipped.254.aspx. Acesso em: 13 dez. 2023.
LEITE, H. N. F; MASCARENHAS, S. A. do N. A percepção dos estudantes de medicina sobre o estágio na atenção primária à saúde no interior do Amazonas, Brasil. Revista Amazônica, v. XXVI, n. 2, p.339-364, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/9054. Acesso em 01 de junho de 2024.
LIMA, A.R.A.; BUSS, E.; RUIZ, M.C.L.; GONZÁLEZ, J.S.; HECK, R.M. Possibilidades de formação em enfermagem rural: revisão integrativa. Acta Paulista Enfermagem, v 32, n 1, p. 113-119, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002019000100113. Acesso em: 28 fev. 2024.
LIMA, R.S.; GONÇALVES, M.F.C. For a Vygotskian concept of nurse professional identity: reflective essay. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020;73(6):e20190172. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/reben/a/mdJfmqZmcwBpQRpkgvR6Kyf/?lang=en. Acesso em 20 de Junho de 2024.
MARILAF, M.; ALARCÓN, A. M.; ILLESCA, M. Rol del enfermero/a rural en la región de la Araucanía Chile: percepción de usuarios y enfermeros. Ciencia y enfermería, v. 17, n. 2, p. 111-118, 2011. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0717-95532011000200012&script=sci_arttext. Acesso em: 06 mar. 2024.
MARKEY, K.; OKANTEY, C. Nurturing cultural competence in nurse education through a values-based learning approach. Nurse Education in Practice, v38, pg. 153-156, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595318307455. Acesso em: 28 dez. 2023.
MOURA, A. et al. SENADEn: political expression of Nursing Education. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, p. 441-453, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gsWCxZqnNhMRRS5sjKFNhSF/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 de junho de 2024.
OSTA, Y. B. da .; AZEVEDO, J. A. C. de; MELO, G. Z. dos S.; MATTOS, T. C. B. de; COSTA, S. E. da S. .; OLIVEIRA, A. R. P. de. Dinâmica para contenção da transmissão da COVID-19 em um município do interior do Amazonas. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 3160, 2022. DOI: 10.5712/rbmfc17(44)3160. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3160. Acesso em: 21 maio. 2024.
PASCOAL, M. M.; SOUZA, V. A importância do estágio supervisionado na formação do profissional de Enfermagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 536-553, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1408. Acesso em: 18 mar. 2024.
REYNOLDS, N. R. The year of the nurse and midwife 2020: activating the potential and power of nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. e3279, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/mzfDzhxJd76ZPQr7rd4z95D/?format=pdf&lang=en. Acesso em 20 de junho de 2024.
ROCHA, R.; CAMARGO, M.; FALCÃO, L.; SILVEIRA, M.; THOMAZINHO, G. A saúde na Amazônia legal: evolução recente e desafios em perspectiva comparada. Brasilia, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, 2021. Disponível em: https://amazonia2030.org.br/wp-content/uploads/2021/11/A-Saude-na-Amazonia-Legal.pdf. Acesso em 26 de Junho de 2024.
SANTOS, I. S.; SIQUEIRA, T. M.; VIEIRA, H. W. D. Health education in the nurses' training process: report of experience. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 8, n. 1, p. 74-77, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7314. Acesso em: 20 mar. 2024.
SILVA, A. C.; FRAIZ, I.C.; STEFANELLO, S.; FARINHUK, P.S. Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural em Toledo, no Paraná. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 4, p. e119, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jTvQ5zsGzKG8jWvzwcQpFVL/. Acesso em: 23 mar. 2024.
SILVA, A. G. I.; SARDINHA, D.M.; COSTA, H.P.G.; TEIXEIRA, J.L.; PEREIRA, J.S.; SILVA, K.B.; AVIZ, L.E.; CARVALHO, M.S.B. Enfermagem e a Diversidade Transcultural Amazônica: Um Relato de Experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 19, p. e212-e212, 2019a. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/212. Acesso em: 21 jan. 2024.
SILVA, M. P.; SOUZA, D.B.M.; LIRA, J.O.; REIS, D.A. Estágio curricular supervisionado: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem em um hospital universitário. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 12, p. e4668-e4668, 2020c. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4668. Acesso em: 13 fev. 2024.
SILVEIRA, R. P.; PINHEIRO, R. Internato rural na Amazônia: aspectos históricos, contexto atual e principais desafios. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 24, n. 2, p. 371-90, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702017000200371. Acesso em 15 de maio de 2024.
SOUSA, A.B.L; MONTEIRO, I.O.P; BOUSQUAT A. Atenção Primária à Saúde em áreas rurais Amazônicas: análise a partir do planejamento do distrito de saúde rural de Manaus. In: ATENÇÃO BÁSICA NA REGIÃO AMAZÔNICA: saberes e práticas para o fortalecimento do SUS. Porto Alegre: Rede Unida; 2019. p. 71–91.
TRENTINI, M.; PAIM, L.; VÁSQUEZ, M. L. A responsabilidade social da enfermagem frente à política da humanização em saúde. Colombia Médica, v. 42, n. 2, p. 95-102, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1657-95342011000500012&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 14 jan. 2024.
VERDE, V. V. Territórios, Ruralidade E Desenvolvimento. v. 1. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social: Curitiba, 2004. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/pdf/primeira_versao/territorios.pdf>. Acesso em: 29 de Setembro de 2018.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. História do desenvolvimento das funções mentais superiores. São Paulo, Martins Fontes, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iago Orleans Pinheiro Monteiro, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Luciane Sá de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.