Perfil dos estudantes retidos na Universidade do Estado de Mato Grosso: Análise de uma instituição pública Pantaneira
Palavras-chave:
Retenção na Educação Superior, Dados Educacionais, Clusterização, Acesso e Permanência na Educação SuperiorResumo
O presente trabalho traz uma abordagem baseada em clusterização (agrupamento) de dados educacionais como proposta alternativa para compreender o fenômeno da retenção nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) analisando os diferentes perfis dos estudantes retidos na instituição. Neste Estudo de Caso, os sujeitos foram os estudantes retidos na UNEMAT no ano de 2019 dos cursos regulares de graduação. Foi considerado retido o estudante que não obtivera diploma, ainda que passado o tempo mínimo regulamentar de conclusão de curso. Dessa definição foi possível identificar no nosso banco de dados 2.169 acadêmicos nessa condição. Deste ponto, três perfis de retenção foram obtidos por meio do algoritmo de clusterização K-Modes, (técnica de Mineração de Dados) e com os resultados foi possível identificar um comportamento de persistência dos estudantes retidos da UNEMAT e fornecer insights importantes para a instituição sobre possíveis estratégias de intervenção e apoio aos estudantes em risco de evasão.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1945501
Downloads
Referências
BORGES, L. F. Perfil dos ingressantes na Universidade do Eestado de Mato Grosso: implicações do sisu no processo de democratização do acesso. Dissertação de Mestrado - Cáceres, MT: Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Gradução em Educação, 2017.
Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras Andifes/Abruem/Sesu/Mec. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 1996.
GENTIL, H. S. Pesquisa Educacional: Quantidade – Qualidade. Revista Da Faculdade de Educação, 15(1), 177–183. jun. 2011. Recuperado de https://periodicos2.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3890.
HOFFFMANN, E.; BITENCOURT, L. P. A Evasão discente nas Licenciaturas de Matemática presenciais da Unemat (2011 A 2015) e as políticas de combate a essa evasão. Anais XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, ISSN 2178-034X, 2019.
INEP. Censo da Educação Superior (2000-2019). Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores /censo-da-educacao-superior> Data de acesso: Março de 2024.
KNOP, M. N. H. Retenção e resiliência no Ensino Superior brasileiro: Determinantes das chances de conclusão. Tese de Doutorado - Brasília, DF: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 23 abr. 2020.
LIMA, E. G. S.; MALANGE, F. C. V.; BARBOSA, V. Ap. Programa de Assistência Estudantil na Unemat: Política de Permanência?”. Revista Da Faculdade De Educação 29 (1): 99-119. https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.99119.
NODARI, D. E.; LIMA, E. G. DOS S.; MACIEL, C. E. O desempenho dos estudantes no Vestibular e a permanência nos cursos de graduação da UNEMAT. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 2, p. 312–329, out. 2018.
NUNES, Sergio Inácio.; PEREIRA, Francielle Amâncio. Retenção no Ensino Superior: Reflexões a partir da produção acadêmica. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/ artigo/visualizar/62537>. Acesso em: Junho de 2023.
SANTOS DA SILVA, Alan. Políticas Públicas de Educação: Jubilamento ou Exclusão? Estudo sobre Evasão e Retenção realizado na Universidade Federal do Amapá. Dissertação de Mestrado. Fortaleza, CE: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, 16 maio 2019.
TINTO, V. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. REVIEW OF EDUCATIONAL RESEARCH, v. 45, n. 1, p. 89–125, 1975.
TINTO, V. Leaving College : Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. London: University of Chicago Press, 1993.
VESCOVI, Paulo Victor da Silva. Análise Preditiva na detectação de Evasão de Alunos no Ensino Superior Privado Brasileiro: Abordagem de algorítimos de Aprendizado de Máquina Com Base Nas Perspectiva Acadêmicas, Financeiras, Geográficas E Socioeconômicas. Dissertação de Mestrado - São Paulo, SP: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, 2 mar. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Cezar Vieira Malange, Marcos Paulo de Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.