Perfil dos estudantes retidos na Universidade do Estado de Mato Grosso: Análise de uma instituição pública Pantaneira

Autores

  • Fernando Cezar Vieira Malange Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Cáceres – MT – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2210-8245
  • Marcos Paulo de Mesquita Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Cáceres – MT – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0382-1691

Palavras-chave:

Retenção na Educação Superior, Dados Educacionais, Clusterização, Acesso e Permanência na Educação Superior

Resumo

O presente trabalho traz uma abordagem baseada em clusterização (agrupamento) de dados educacionais como proposta alternativa para compreender o fenômeno da retenção nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) analisando os diferentes perfis dos estudantes retidos na instituição. Neste Estudo de Caso, os sujeitos foram os estudantes retidos na UNEMAT no ano de 2019 dos cursos regulares de graduação. Foi considerado retido o estudante que não obtivera diploma, ainda que passado o tempo mínimo regulamentar de conclusão de curso. Dessa definição foi possível identificar no nosso banco de dados 2.169 acadêmicos nessa condição. Deste ponto, três perfis de retenção foram obtidos por meio do algoritmo de clusterização K-Modes, (técnica de Mineração de Dados) e com os resultados foi possível identificar um comportamento de persistência dos estudantes retidos da UNEMAT e fornecer insights importantes para a instituição sobre possíveis estratégias de intervenção e apoio aos estudantes em risco de evasão.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1945501

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Biografia do Autor

Fernando Cezar Vieira Malange, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Cáceres – MT – Brasil.

Doutor em Eng. Elétrica/Automação pela UNESP-Ilha Solteira – Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Marcos Paulo de Mesquita, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Cáceres – MT – Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

MALANGE, F. C. V.; MESQUITA, M. P. de. Perfil dos estudantes retidos na Universidade do Estado de Mato Grosso: Análise de uma instituição pública Pantaneira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19455, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19455. Acesso em: 14 jan. 2025.