A mulher indígena egressa das licenciaturas interculturais da FAINDI/UNEMAT

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária Decolonial, Educação Superior, Formação Inicial de Professores Indigenas Interculturais

Resumo

O estudo pretende compreender a presença quantitativa da mulher indígena entre os estudantes dos cursos de graduação interculturais da FAINDI/UNEMAT e o protagonismo das mulheres indígenas egressas dos cursos de graduação. A abordagem é qualitativa, com procedimentos da pesquisa documental para entender o quantitativo dos(as) estudantes egressos(as) dos cursos de graduação interculturais, ofertados entre 2001 a 2022, e como a presença quantitativa das mulheres indígena se altera entre as cinco turmas de licenciaturas interculturais e as duas turmas de Pedagogia Intercultural. Foram entrevistadas três estudantes professoras indígenas para entender como elas se percebem nas licenciaturas. Os dados mostram que a quantidade de mulheres é pequena se comparada à dos homens em todas as licenciaturas interculturais, no entanto, para as mulheres indígenas entrevistadas o ato de cursar as licenciaturas interculturais mostra o seu protagonismo para mudar as relações culturais, o que, para elas, representa grande conquista.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1946001

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Biografia do Autor

Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário “Jane Vanini” – Cáceres (MT) – Brasil.

Pós- doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de Pesquisa: Sujeitos e Linguagens – Área de Concentração: Estudos Culturais – Campus Aquidauana. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática. Docente Efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica (FACET), no campus “Jane Vanini” – Cáceres-MT. Credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas, Mestrado em Educação, e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Doutorado. Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM-MT. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Docência (GFORDOC), CNPq.

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Aquidauana (MS) – Brasil.

Pós-Doutora em Neurociência (FURG), Pós-Doutora em Diversidade Cultural e Educação Indígena (UCDB). Doutora em Educação. Mestre em Estudos Culturais em Educação (ULBRA). Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ, GPED-Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais. Docente Permanente do Programa de Mestrado em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ). 

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

BITENCOURT, L. P.; FONSECA, J. R. da. A mulher indígena egressa das licenciaturas interculturais da FAINDI/UNEMAT. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19460, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19460. Acesso em: 24 jan. 2025.