A mulher indígena egressa das licenciaturas interculturais da FAINDI/UNEMAT
Palavras-chave:
Pedagogia Universitária Decolonial, Educação Superior, Formação Inicial de Professores Indigenas InterculturaisResumo
O estudo pretende compreender a presença quantitativa da mulher indígena entre os estudantes dos cursos de graduação interculturais da FAINDI/UNEMAT e o protagonismo das mulheres indígenas egressas dos cursos de graduação. A abordagem é qualitativa, com procedimentos da pesquisa documental para entender o quantitativo dos(as) estudantes egressos(as) dos cursos de graduação interculturais, ofertados entre 2001 a 2022, e como a presença quantitativa das mulheres indígena se altera entre as cinco turmas de licenciaturas interculturais e as duas turmas de Pedagogia Intercultural. Foram entrevistadas três estudantes professoras indígenas para entender como elas se percebem nas licenciaturas. Os dados mostram que a quantidade de mulheres é pequena se comparada à dos homens em todas as licenciaturas interculturais, no entanto, para as mulheres indígenas entrevistadas o ato de cursar as licenciaturas interculturais mostra o seu protagonismo para mudar as relações culturais, o que, para elas, representa grande conquista.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1946001
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Referências
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