Um estudo fenomenológico sobre o cumprimento de medida socioeducativa e a escola: adolescentes infratores do Alto Pantanal

Autores

  • Guilherme Angerames Rodrigues Vargas Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Núcleo de Estudos em Ciências Humanas (NECH), Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3934-1799
  • Maria do Horto Salles Tiellet Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1794-7271
  • José Ricardo Ferreira Cunha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8737-7892

Palavras-chave:

socioeducativo, adolescente em conflito com a lei, fenomenologia, escola, ato infracional

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever as significações de adolescentes em conflito com a lei relativas ao cumprimento de medida socioeducativa em liberdade assistida, atendendo a obrigatoriedade de frequentar a escola. A abordagem fenomenológica adotada foi a concepção de Merleau-Ponty. Essa abordagem busca perceber o oculto nas vivências. O grupo participante da pesquisa foi composto por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida. Os adolescentes selecionados por meio da técnica de fechamento amostral por saturação teórica, totalizando seis adolescentes. Mediante entrevistas foram verificadas as incidências nas falas dos adolescentes e transformadas em unidades de significação que formaram a matriz nomotética, o que permitiu a descrição do fenômeno. A requalificação social está relacionada ao sucesso profissional, mas não à formação. Para esses adolescentes, manter-se inserido na comunidade escolar é determinante para não reincidir no ato infracional.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1946601

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Biografia do Autor

Guilherme Angerames Rodrigues Vargas, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Núcleo de Estudos em Ciências Humanas (NECH), Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Doutorando em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria do Horto Salles Tiellet, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação e Linguagem, Campus Universitário de Cáceres, Cáceres, MT, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sino – UNISINOS. Professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT.

José Ricardo Ferreira Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

VARGAS, G. A. R.; TIELLET, M. do H. S.; CUNHA, J. R. F. Um estudo fenomenológico sobre o cumprimento de medida socioeducativa e a escola: adolescentes infratores do Alto Pantanal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19466, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19466. Acesso em: 15 maio. 2025.