Um estudo fenomenológico sobre o cumprimento de medida socioeducativa e a escola: adolescentes infratores do Alto Pantanal
Palavras-chave:
socioeducativo, adolescente em conflito com a lei, fenomenologia, escola, ato infracionalResumo
O objetivo deste estudo é descrever as significações de adolescentes em conflito com a lei relativas ao cumprimento de medida socioeducativa em liberdade assistida, atendendo a obrigatoriedade de frequentar a escola. A abordagem fenomenológica adotada foi a concepção de Merleau-Ponty. Essa abordagem busca perceber o oculto nas vivências. O grupo participante da pesquisa foi composto por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida. Os adolescentes selecionados por meio da técnica de fechamento amostral por saturação teórica, totalizando seis adolescentes. Mediante entrevistas foram verificadas as incidências nas falas dos adolescentes e transformadas em unidades de significação que formaram a matriz nomotética, o que permitiu a descrição do fenômeno. A requalificação social está relacionada ao sucesso profissional, mas não à formação. Para esses adolescentes, manter-se inserido na comunidade escolar é determinante para não reincidir no ato infracional.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1946601
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