Professoras da Amazônia Acreana: trajetórias de vida e de iniciação à docência no território de Feijó, Acre
Palavras-chave:
Mulheres professoras, Amazônia Acreana, Território Usado, Iniciação à DocênciaResumo
Objetivou-se identificar aspectos das trajetórias pessoais, familiares e escolares das professoras da Amazônia Acreana que repercutiram nas decisões, assumidas por essas mulheres, para o ingresso na docência em escolas do campo, localizadas em Feijó, estado do Acre. A produção e a análise de dados se orientaram a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com as sujeitas da pesquisa. A análise de dados revelou um perfil comum à maioria das entrevistadas, sendo este: nasceram e cresceram no território usado de Feijó; suas mães e elas próprias enfrentaram dificuldades para garantirem o direito de suas comunidades ao Ensino Fundamental na multissérie; prosseguiram a escolarização ao migrarem para o meio urbano de Feijó, exercendo trabalho doméstico. Nesse contexto, o ingresso na docência tornou-se alternativa viável à fuga do trabalho doméstico. A escolha pelo Magistério também foi influenciada pelas decisões de seus companheiros, em migrar, trabalhar e viver no território, cabendo às entrevistadas acompanhá-los. Reconhece-se o fortalecimento e a consolidação do patriarcado na vida das professoras e no território da Amazônia Acreana.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947501
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