Professoras da Amazônia Acreana: trajetórias de vida e de iniciação à docência no território de Feijó, Acre

Autores

Palavras-chave:

Mulheres professoras, Amazônia Acreana, Território Usado, Iniciação à Docência

Resumo

Objetivou-se identificar aspectos das trajetórias pessoais, familiares e escolares das professoras da Amazônia Acreana que repercutiram nas decisões, assumidas por essas mulheres, para o ingresso na docência em escolas do campo, localizadas em Feijó, estado do Acre. A produção e a análise de dados se orientaram a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com as sujeitas da pesquisa. A análise de dados revelou um perfil comum à maioria das entrevistadas, sendo este: nasceram e cresceram no território usado de Feijó; suas mães e elas próprias enfrentaram dificuldades para garantirem o direito de suas comunidades ao Ensino Fundamental na multissérie; prosseguiram a escolarização ao migrarem para o meio urbano de Feijó, exercendo trabalho doméstico. Nesse contexto, o ingresso na docência tornou-se alternativa viável à fuga do trabalho doméstico. A escolha pelo Magistério também foi influenciada pelas decisões de seus companheiros, em migrar, trabalhar e viver no território, cabendo às entrevistadas acompanhá-los. Reconhece-se o fortalecimento e a consolidação do patriarcado na vida das professoras e no território da Amazônia Acreana.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947501

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Biografia do Autor

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras (MG), Brasil

Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras.

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco (AC), Brasil

Doutora em Educação (Universidade Federal do Paraná). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte (MG), Brasil

Doutora em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cleidiane Lemes de Oliveira, Fundação Helena Antipoff (FHA), Ibirité (MG), Brasil

Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Professora da Educação Básica na Fundação Helena Antipoff.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

RIBEIRO, L. M. L.; SANTOS, A. R. dos; SANTOS, L. dos; OLIVEIRA, C. L. de. Professoras da Amazônia Acreana: trajetórias de vida e de iniciação à docência no território de Feijó, Acre. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19475, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19475. Acesso em: 8 dez. 2025.