Professoras da Amazônia Acreana: trajetórias de vida e de iniciação à docência no território de Feijó, Acre

Autores

Palavras-chave:

Mulheres professoras, Amazônia Acreana, Território Usado, Iniciação à Docência

Resumo

Objetivou-se identificar aspectos das trajetórias pessoais, familiares e escolares das professoras da Amazônia Acreana que repercutiram nas decisões, assumidas por essas mulheres, para o ingresso na docência em escolas do campo, localizadas em Feijó, estado do Acre. A produção e a análise de dados se orientaram a partir das 10 entrevistas semiestruturadas realizadas com as sujeitas da pesquisa. A análise de dados revelou um perfil comum à maioria das entrevistadas, sendo este: nasceram e cresceram no território usado de Feijó; suas mães e elas próprias enfrentaram dificuldades para garantirem o direito de suas comunidades ao Ensino Fundamental na multissérie; prosseguiram a escolarização ao migrarem para o meio urbano de Feijó, exercendo trabalho doméstico. Nesse contexto, o ingresso na docência tornou-se alternativa viável à fuga do trabalho doméstico. A escolha pelo Magistério também foi influenciada pelas decisões de seus companheiros, em migrar, trabalhar e viver no território, cabendo às entrevistadas acompanhá-los. Reconhece-se o fortalecimento e a consolidação do patriarcado na vida das professoras e no território da Amazônia Acreana.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947501

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Biografia do Autor

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Lavras – UFLA – Lavras (MG), Brasil.

Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras.

Adriana Ramos dos Santos, Universidade Federal do Acre – UFAC – Rio Branco (AC), Brasil.

Doutora em Educação (Universidade Federal do Paraná). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – Belo Horizonte (MG), Brasil.

Doutora em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cleidiane Lemes de Oliveira, Fundação Helena Antipoff – FHA – Ibirité (MG), Brasil.

Doutora em Educação (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Professora da Educação Básica na Fundação Helena Antipoff.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

RIBEIRO, L. M. L.; SANTOS, A. R. dos; SANTOS, L. dos; OLIVEIRA, C. L. de. Professoras da Amazônia Acreana: trajetórias de vida e de iniciação à docência no território de Feijó, Acre. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19475, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19475. Acesso em: 14 jan. 2025.