Povos indígenas na Amazônia Mato-Grossense e leituras de mundo: correlações entre formação e organização socioeconômica

Autores

Palavras-chave:

Povos Indígenas. Formação. Organização. Cooperativismo Solidário.

Resumo

O artigo resulta da investigação e da formação com organizações comunitárias indígenas para o entendimento, a organização e o desenvolvimento da economia indígena e da sociobiodiversidade para a constituição e a gestão de cooperativas solidárias. As ações científico-educacionais aconteceram na Terra Indígena Apiaká-Kayabi e Munduruku, em Juara-MT e na Terra Indígena Zoró, localizada em Rondolândia-MT. As atividades vinculadas ao Projeto Man Gap, executado pela Associação do Povo Indígena Zoró Pangyjej (APIZ), foi aprovado e apoiado pelo Programa REM-MT, com fundos dos governos da Alemanha e do Reino Unido, como iniciativa de remuneração de serviços ambientais, proposição lançada na conferência Rio+20, em 2012. O projeto transcorreu no período de 2023 a 2024, sendo executado pela UNICAFES e Núcleo Unitrabalho da UNEMAT. Com a metodologia da pesquisa participante, estabeleceu-se uma ambiência problematizadora e dialógica para a compreensão dos contextos histórico-culturais da existência das comunidades indígenas. O resultado da pesquisa apresentou um ideograma que representa, a partir da leitura de mundo dos povos indígenas, a correlação com o Estado, o mercado, a sociedade e os movimentos sociais.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949501

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Biografia do Autor

Laudemir Luiz Zart, Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado (UNEMAT), Cáceres – Mato Grosso (MT) – Brasil.

Professor da Faculdade de Educação e Linguagem e do Mestrado de Educação da UNEMAT. Coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Praxiologia da Universidade e do Mundo do Trabalho – Núcleo Unitrabalho da UNEMAT.

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS) – Brasil.

Professor no Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação e nos cursos de licenciaturas na área de Filosofia da Educação e na pós-graduação em Educação – PPGEDU-UFRGS, orienta no mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Cristiane Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal - Rio Grande do Norte (RN) – Brasil.

Doutorando na área da Geografia. Integra com atividades de pesquisa e de extensão o Núcleo de Estudos e Praxiologia da Universidade e do Mundo do Trabalho – Núcleo Unitrabalho da UNEMAT.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

ZART, L. L.; ZITKOSKI, J. J.; RIBEIRO, C. G. Povos indígenas na Amazônia Mato-Grossense e leituras de mundo: correlações entre formação e organização socioeconômica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19495, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19495. Acesso em: 14 jan. 2025.