Produzindo outros de nós: NEPBIO e práticas de educação ambiental, permacultura e bioconstrução

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Governamentalidade, cartografia

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, pensar a Educação Ambiental como estética de existência vivenciada no Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução de Cáceres (NEPBIO), que constitui os sujeitos que por ali transitam e participam de suas oficinas. Problematiza-se: como as práticas discursivas e não discursivas se movimentam em uma instituição de governamento de si e dos outros, em relação à Educação Ambiental, e produzem estéticas outras de existência, que vão na contramão do projeto capitalístico de sociedade? A cartografia foi a inspiração metodológica da pesquisa, e as análises foram ancoradas pelos estudos arqueogenealógicos desenvolvidos pelo filósofo francês Michel Foucault, especialmente em relação à governamentalidade. Conclui-se que as práticas de Educação Ambiental do NEPBIO podem ser concebidas como estéticas de existências outras, em relação àquela requerida pelo modelo de produção capitalístico, agenciando outros “modos de ser sujeito” e outras “maneiras de viver”: estéticas outras de existência.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1950101

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Biografia do Autor

Mike Santafé Zambrano, Departamento de Lingüística, Universidad Nacional de Colômbia – UNAL – Bogotá (DC) Colômbia.

Formado em Letras pela Universidad Nacional de Colômbia e Mestre em Educação pelo PPGEdu/UNEMAT, acordo de Coorperação UNEMAT/UNAL.

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Faculdade de Educação e Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UNEMAT, Cáceres (MT), Brasil.

Doutora em Educação pela UFF, professora livre docente da Faculdade de Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

ZAMBRANO, M. S.; MALDONADO, M. M. C. Produzindo outros de nós: NEPBIO e práticas de educação ambiental, permacultura e bioconstrução. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19501, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19501. Acesso em: 14 jan. 2025.