Produzindo outros de nós: NEPBIO e práticas de educação ambiental, permacultura e bioconstrução
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Governamentalidade, cartografiaResumo
Objetiva-se, neste artigo, pensar a Educação Ambiental como estética de existência vivenciada no Núcleo Experimental de Permacultura e Bioconstrução de Cáceres (NEPBIO), que constitui os sujeitos que por ali transitam e participam de suas oficinas. Problematiza-se: como as práticas discursivas e não discursivas se movimentam em uma instituição de governamento de si e dos outros, em relação à Educação Ambiental, e produzem estéticas outras de existência, que vão na contramão do projeto capitalístico de sociedade? A cartografia foi a inspiração metodológica da pesquisa, e as análises foram ancoradas pelos estudos arqueogenealógicos desenvolvidos pelo filósofo francês Michel Foucault, especialmente em relação à governamentalidade. Conclui-se que as práticas de Educação Ambiental do NEPBIO podem ser concebidas como estéticas de existências outras, em relação àquela requerida pelo modelo de produção capitalístico, agenciando outros “modos de ser sujeito” e outras “maneiras de viver”: estéticas outras de existência.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1950101
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