Família e escola na contemporaneidade: fenômeno social

Autores

  • Marcia Cristina Argenti Perez

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2763

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica das práticas educativas desenvolvidas nas famílias de camadas populares e na instituição escolar e a influência que ambas exercem na aprendizagem de crianças do ensino fundamental. Para a realização de tal propósito, este estudo analisa a dinâmica da relação família-escola; as representações de pais, professores e alunos sobre o processo de escolarização; a organização do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação do rendimento escolar; o enfrentamento das questões relacionadas à diversidade socioeconômica e cultural das crianças; as manifestações de acompanhamento dos educadores aos alunos com dificuldade de aprendizagem e aos alunos com bom rendimento escolar; as expectativas do educando sobre sua experiência escolar; as iniciativas de superação das dificuldades escolares da criança pela escola e pela família. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental, na cidade de Bauru/SP, que atende crianças provenientes de famílias das camadas populares. Como procedimentos metodológico utilizamos algumas técnicas de pesquisa: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante na escola durante o ano letivo, algumas visitas às famílias, e coleta de registros escolares. A análise qualitativa dos dados indica alguns fatores para a condição de sucesso ou fracasso escolar dos alunos das camadas populares, como a forma de envolvimento da família na trajetória escolar dos filhos, o papel dos professores no incentivo à aprendizagem e o empenho do educando na superação das dificuldades para a concretização de seus projetos escolares. Conclui-se que, dependendo do incentivo da escola e da família nas atividades escolares, os alunos modificam o desempenho de forma positiva quando há um intenso acompanhamento das duas instituições ou de modo insatisfatório quando o aluno não é incentivado a melhorar seu rendimento.

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Publicado

10/06/2010

Como Citar

PEREZ, M. C. A. Família e escola na contemporaneidade: fenômeno social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 372–387, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i3.2763. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2763. Acesso em: 17 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos