Concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.6702Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar as concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial. Participaram do estudo duas professoras e duas auxiliares que atuam numa Escola de Ensino Básico, na modalidade de Educação Especial (APAE), de um município do interior do Paraná. Foram realizadas entrevistas semiabertas, com o uso de um roteiro semiestruturado. O registro das entrevistas foi realizado com gravador. Em seguida, estas foram transcritas na íntegra e analisadas por meio de categorização temática. A partir dos dados coletados, foram elaboradas cinco categorias de análise. Foi utilizado como base dessa discussão, o referencial teórico de Vygotsky, além de estudos atuais sobre a temática. As entrevistas evidenciaram que as concepções das participantes sobre linguagem estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento da fala, relativizando a importância das outras formas de linguagem e até mesmo estabelecendo confusões entre oralidade e linguagem. Além disso, prevalece nos relatos das participantes a função comunicativa da linguagem, e são praticamente inexistentes concepções sobre a importância desta habilidade para as demais funções psicológicas superiores ou como conteúdo estruturante da escolarização destas crianças.Downloads
Publicado
18/12/2015
Como Citar
SCHADECK, K. S. S.; OLIVEIRA, J. P. de. Concepções de professoras acerca do desenvolvimento da linguagem de crianças participantes de um programa de estimulação essencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1165–1185, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.6702. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6702. Acesso em: 25 fev. 2021.
Edição
Seção
Artigos
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