O arranjo espacial em escolas de educação infantil: reflexões sobre a Proposta Fazer em Cantos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.8077Resumo
Com base em concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos culturais para a formação de uma identidade autônoma, este artigo traz à tona uma discussão sobre o espaço como um elemento curricular que pode criar condições concretas e efetivas a atuação ativa da criança em situações de brincadeira e outras atividades na EI. Defendemos aqui a ideia de que no espaço escolar há a co-construção de saberes por meio de um aprender na brincadeira. Assim, ao apresentarmos uma proposta pautada nos cantos de aprendizagem oportunizamos às crianças o desenvolvimento do jogo simbólico e de outros aprendizados.Downloads
Publicado
18/12/2015
Como Citar
BISSACO, C. M.; BONACHINI-MENDES, A. C.; LIMA, E. A. de. O arranjo espacial em escolas de educação infantil: reflexões sobre a Proposta Fazer em Cantos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1319–1338, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.8077. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8077. Acesso em: 5 mar. 2021.
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Artigos
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